Igualdade salarial, políticas de cuidados e misoginia são pautas de evento da CUT-SP
Seminário contará com a presença das especialistas Rosane Silva e Marilane Teixeira no próximo dia 27 de março
Escrito por 15 de março de 2024
Para debater sobre essas problemáticas, receberemos as palestrantes Rosane Silva, da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, e Marilane Teixeira, doutora em desenvolvimento econômico, professora e pesquisadora do CESIT/UNICAMP, na área de Relações de Trabalho e Gênero.
A questão da igualdade salarial entre homens e mulheres com a mesma função, que será discutida no seminário, ganhou novos avanços com a Lei 14.611/2023, assinada pelo governo Lula. A nova lei define mecanismos de transparência e fiscalização sobre o tema, para evitar discriminação aos trabalhadores por questões de sexo, raça, etnia, origem ou idade.
Outro tema fundamental que será abordado no encontro é a importância da construção de uma política de cuidados, que está em andamento pelo governo federal. Historicamente, as mulheres são as principais responsáveis pelos cuidados domésticos e de pessoas. Essa situação gera uma disparidade que impacta a inclusão delas no mercado de trabalho e no desenvolvimento em outras áreas, além do adoecimento mental e físico.
“Falar sobre essas pautas, além da violência de gênero e o assédio, é fundamental para avançarmos nos direitos das mulheres em todas as esferas, especialmente no mercado de trabalho”, comenta Marcia Viana, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP.
As inscrições podem ser feitas neste link.
Serviço
Seminário Presencial: Por Igualdade Salarial, Políticas de Cuidados e pelo Fim da Misoginia
Data: 27 de março
Horário: 9h30 às 16h
Local: Auditório CUT Nacional – Rua Caetano Pinto, 575, Brás-SP
___________________________________