Elektro Redes: Call Center primarizado em Campinas
Claúsula 49 do ACT garante o Call Center primarizado! Valeu a insistência! Valeu a luta! Recrutamento Interno começou na última segunda-feira (09)
Escrito por Débora Piloni 12 de setembro de 2024Finalmente! Graças à insistência do Sindicato e luta travada desde 2019, para garantir a manutenção e o cumprimento da cláusula 49 do Acordo Coletivo da Elektro Redes, no último dia 03 de setembro, em reunião com o Sinergia Campinas a empresa apresentou proposta de promoção através de Recrutamento Interno no Call Center primarizado em Campinas. O recrutamento interno já começou na última segunda-feira (09), conforme o calendário (confira a proposta abaixo).
Entenda o caso:
O que diz a Cláusula 49 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente da Elektro Redes?
“A ELEKTRO REDES S/A manterá com quadro próprio uma Central de Atendimento aos Clientes sediada em Campinas – SP, para atendimento, composta por agentes de relacionamento, assistentes, analistas, supervisores e coordenadores, cuja jornada e condições de trabalho obedecerão ao quanto disposto na presente cláusula.”
O texto é claro. E o que estava acontecendo?
Como é de conhecimento dos trabalhadores e das trabalhadoras da Elektro Redes, e conforme divulgado no Site e no boletim 1741 do Sindicato, de 05/07/2024, a empresa estaria transferindo atendimentos, antes realizados pelos trabalhadores da CEC, para outro Call Center terceirizado em Minas Gerais e, mais recentemente ainda, para o Call Center em Brasília.
Com tais informações que caracterizam descumprimento da Cláusula 49 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente da empresa, o Sinergia Campinas encaminhou à direção da Elektro uma Notificação Extrajudicial e isso ocorreu em 10 de maio passado.
Em demonstração de indiferença e de descaso para com as causas que atingem a rotina das trabalhadoras e dos trabalhadores a empresa não deu nenhum retorno à advertência recebida.
O Sindicato, então, solicitou reunião com a Elektro para tratar do assunto, o que só aconteceu no dia 27 de junho passado.
Na ocasião, além de cobrar da empresa o cumprimento da Cláusula 49 e das demais condições previstas na carta compromisso de 2020 que, entre outros pontos, trata sobre jornada de trabalho, plano de carreira e garantias do pessoal do Call Center, o Sindicato informou que teria o interesse em rediscutir a redação da cláusula, inclusive trazendo para dentro do ACT os trabalhadores das mídias sociais, bem como discutir os planos de cargos e salários, entre outras questões. Enfim, deixou claro que não é contrário a negociar melhorias no Call Center, mas que não iria permitir a terceirização da Central de Atendimento da Elektro, lutando até na Justiça se necessário for.
Naquele dia, os representantes da empresa ouviram as reivindicações do Sindicato, porém, mais uma vez não se posicionaram concretamente.
Muita insistência e persistência: nova reunião e com proposta!
Já no último mês de agosto, o Sinergia Campinas enviou nova carta à empresa cobrando atitudes práticas para resolver a questão.
Dessa carta, novas tratativas até se chegar à reunião do último dia 03 em que a proposta de promoção através de Recrutamento Interno foi finalmente apresentada pela empresa.
Por considerar positiva, o Sindicato está com a categoria nos locais de trabalho em assembleias informativas para conversar sobre todo esse processo e esclarecer possíveis dúvidas. Participe!
A PROPOSTA
Promoção: Será realizada a abertura de RI para 28 posições de Agentes de Relacionamento II e 16 posições de Agentes de Relacionamento III.
Processo seletivo exclusivo para agentes de relacionamento da empresa.
A vaga é publicada no sistema de recrutamento e seleção para inscrições voluntárias e o processo seletivo é realizado a fim de identificar o candidato mais adequado, desde que atenda aos critérios de elegibilidade e requisitos solicitados.
Cobranças finais e posição do Sindicato
O Sinergia Campinas, logo após apresentação da proposta, cobrou da empresa a veracidade sobre a informação de um Call Center terceirizado em MG o que foi confirmado pelo RH, que ratificou que será cumprido na íntegra o ACT vigente com a manutenção da Central de Atendimento primarizada em Campinas.
Também foram feitas outras cobranças: que seja apresentada a quantidade de trabalhadores dos demais cargos conforme previsto na cláusula 49ª, as novas funções de atendimento que não estão previstas no acordo e a necessidade de atualização do mesmo.
Com relação à proposta, o Sindicato considerou importante a adequação do plano de carreira através de Recrutamento Interno, sugerindo que deveria ser automática pelo tempo de empresa na mesma função. Além disso, defendeu que há necessidade de contratação de mais atendentes para o Call Center pela demanda de trabalho existente.
Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas