Dieese | O mundo em reestruturação: os desafios da classe trabalhadora
No tema das negociações coletivas, aparece a preocupação com o retorno dos reajustes salariais em percentuais abaixo da inflação
Escrito por Dieese 4 de setembro de 2025
O primeiro tópico desta edição do Boletim de Conjuntura trata do tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump e da disputa pelo futuro digital. O texto analisa as tarifas como parte de um histórico de tensões diplomáticas e comerciais, destacando o papel dos interesses tecnológicos norte-americanos e os impactos dessas medidas na economia brasileira e nas relações bilaterais. Mesmo que Trump tenha recuado em grande parte dos itens, cerca de 36% do comércio internacional brasileiro com os Estados Unidos permanece sobretaxado. As medidas adotadas contra o Brasil estão vinculadas aos interesses das big techs e ao avanço das articulações com os Brics – dois elementos centrais e estratégicos que ajudam a compreender os desdobramentos desse embate geopolítico.
Em seguida, na seção sobre mercado de trabalho, o Boletim destaca o nível baixo da desocupação, que chegou a 5,8% no trimestre encerrado em junho, e o elevado número de ocupados, que atingiu 102,3 milhões de pessoas. Apesar da melhora de alguns indicadores, no entanto, no segundo trimestre de 2025, havia cerca de 6,2 milhões de pessoas desocupadas e a taxa de desocupação continua bastante heterogênea, o que revela desigualdades de idade, gênero e raça, denotando as barreiras estruturais no acesso ao mercado de trabalho.
Leia o boletim completo do Dieese clicando aqui.










