CTG Brasil: inscrições abertas para eleição de representantes da categoria na Cipa
Prazo para inscrição está aberto e termina no próximo dia 23. Eleições acontecem no dia 5 de julho, por voto eletrônico, nas usinas Ilha Solteira, Jupiá e Rosana
Escrito por 13 de junho de 2023A CTG Brasil – Rio Paraná Energia e Rio Paranapanema Energia – já iniciou os processos eleitorais para a escolha dos representantes dos trabalhadores na Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) das Usinas Hidrelétricas de Ilha Solteira, Jupiá e Rosana. As inscrições de interessados e interessadas devem ser feitas até o próximo dia 23, às 16h30. As eleições acontecem em 5 de julho próximo.
De acordo com edital divulgado pelas empresas, as inscrições devem ser feitas pelo sistema e, seguindo as orientações repassadas por e-mail, é necessário preencher o campo de identificação para efetivar a candidatura. Se alguém tiver dificuldade em acessar o sistema, basta entrar em contato com a Comissão Eleitoral para solicitar e efetivar a candidatura manual, ainda segundo orientação das empresas. Os mandatos dos eleitos para a Cipa vão até 2024.
Eleições no dia 5 de julho
O processo eleitoral das CTGs está aberto para a Rio Paraná Energia (UHEs Ilha Solteira e Jupiá) e a Rio Paranapanema Energia (UHE Rosana). As eleições vão acontecer por usina, sendo que representantes de trabalhadores e trabalhadoras na Cipa serão eleitos por quem trabalha na sua respectiva planta.
Ainda segundo edital publicado, as eleições serão realizadas por voto eletrônico, sendo que cada eleitor e eleitora deve votar um único candidato ou candidata. O processo de votação será realizado no dia 5 de julho, das 0h às 23h59, durante o horário de trabalho de eleitores.
Trabalhadores das Usinas Ilha Solteira e Jupiá elegerão quatro representantes efetivos e dois suplentes em cada planta. Já o pessoal da Usina de Rosana deve eleger um representante efetivo e um suplente.
“Espaço privilegiado”
Com sempre, a direção do Sinergia CUT reforça que “a Cipa é um espaço privilegiado para potencializarmos a atuação sindical de base e resguardarmos os direitos dos trabalhadores contra a precarização das condições de trabalho que implicam em acidentes e mortes no setor”. Por isso é importante que todas e todos participem, votem e elejam “pessoas comprometidas com as reivindicações dos trabalhadores e com o fortalecimento da organização da categoria a partir dos locais de trabalho”, alerta.
A luta agora é por aumento de salários e direitos!