CS 2024: Avançou no TST e greve da Eletrobras é suspensa!
Nova audiência ocorre no dia 21, quando empresa e sindicatos têm que apresentar nova proposta de ACT. Trabalhadores permanecem em estado de greve!
Escrito por 14 de junho de 2024Aconteceu na última quinta-feira (13), a Audiência de Conciliação de forma híbrida, no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília, referente ao dissídio de greve impetrado pelos sindicatos e ao Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2026.
A audiência, que durou seis horas – das 13h às 19h – foi fundamental para os avanços que foram apresentados nas assembleias realizadas na base do Sinergia CUT, em Furnas e na Eletronorte, na manhã desta sexta-feira (14) e que estão sendo feitas também pelas demais entidades sindicais em suas bases em todo o Brasil.
Participaram da Audiência o ministro do TST Maurício Godinho e representantes do Ministério Público, da Eletrobras, das entidades sindicais e dos trabalhadores.
Foi determinado que a greve iniciada na segunda-feira (10) teria que ser suspensa para que um novo ACT seja negociado no decorrer dos próximos dias e até o dia 21, quando essa proposta deverá ser apresentada em audiência marcada no TST e depois levada para a deliberação dos trabalhadores. Mais: a vigência do atual ACT está prorrogada até 21 de junho.
Detalhe: até lá, a categoria permanece em estado de greve! E, se fechado um acordo, os dias parados não serão descontados dos trabalhadores que participaram do movimento paredista.
A Direção do Sinergia CUT ressalta a importância do apoio, da união e da ousadia de toda a categoria que respondeu positivamente ao chamamento do Sindicato e fez da mobilização e da greve um sucesso em toda base. Até aqui, valeu!
Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas!