Confederação Nacional dos Urbanitários tem nova direção!
Com respeito e unidade, foi eleita a nova diretoria da CNU para a gestão 2024/2028 durante o Congresso Extraordinário ocorrido nos últimos dias 12 e 13. Paulo de Tarso é o novo presidente. Cinco dirigentes do Sinergia CUT estão na Confederação
Escrito por Débora Piloni e Nice Bulhões 14 de agosto de 2024Nos últimos dias 12 e 13 de agosto, aconteceu no Rio de Janeiro o Congresso Extraordinário da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU). Na ocasião foi eleita a nova diretoria da entidade com a missão de organizar as bandeiras prioritárias dos trabalhadores do ramo urbanitário de todo país pelos próximos anos quatro anos.
Cerca de 150 dirigentes sindicais das federações urbanitárias (FNU, FRUNE, FRUSE, FURCEN e FESUL) participaram do evento que, além de ter a missão de eleger a nova diretoria Plena, diretoria Executiva e Conselho Fiscal, debateram, nos dois dias do encontro, os desafios da nova organização urbanitária (CNU) em vários aspectos.
A unidade foi apontada como um dos destaques desse Congresso. “Considero o resultado conquistado aqui o fruto do esforço político das direções das Federações Regionais – FNU, FRUNE, FURCEN e FRUSE, em reunificar os Urbanitários em torno de mais um instrumento de luta da classe trabalhadora”, afirmou Marcelo Fiorio, dirigente do Sinergia Campinas, indicado para o Conselho Consultivo da CNU.
E ele mesmo explicou que “o modelo que se tinha não estava dando mais conta dos desafios”. Agora, segundo Fiorio, com a eleição de uma Direção definitiva, com novas secretarias e atribuições, a CNU pretende dar resposta para a ‘Luta Urbanitária Avançar!’ em todo o país, mote da chapa de consenso construída antes e durante o Congresso, com muito cuidado, respeitando as lideranças, a representatividade das Federações e os princípios fundantes da Confederação em 2019. “Desejo sucesso ao presidente eleito Paulo de Tarso e a toda nova Direção da CNU. Nosso futuro é agora!”, conclui Fiorio.
Transição Energética
O debate sobre a transição energética como sendo a busca pelo equilíbrio dos sistemas de energia também norteou as discussões do Congresso que procurou fazer um olhar sobre a capacidade que o país tem de produção de energia limpa. E esse ponto fundamental foi observado e ressaltado pelo presidente do Sinergia Campinas e Secretário de Relações Internacionais da Fruse, Claudinei Donizeti Ceccato, um dos congressistas da CNU. “Estamos vivendo um momento histórico para a classe trabalhadora urbanitária com a eleição da direção da nossa Confederação Nacional. Isto fortalece a nossa organização, bem como a luta com todos os desafios, principalmente da transição energética no país”, afirmou.
Para Carlos Alberto Alves, presidente do Sinergia CUT que também participou do Congresso da CNU, a delegação da entidade constituída pela representação dos oito sindicatos que compõem o projeto Sinergia CUT esteve presente nos dois dias do evento que elegeu a nova direção da Confederação. Segundo ele, o Sindicato levou uma pauta de desafios para o próximo período que já foi entregue à nova direção. “Nosso objetivo é que a nossa Confederação foque nas lutas que temos das concessões e possa intervir e criar um programa de energia elétrica e de gás, de saneamento e possa atuar na questão energética limpa e justa. Há que se consolidar esse projeto e também a organização dos trabalhadores por ramo dentro da Central Única dos Trabalhadores (CUT). E tem mais uma coisa: é preciso intensificar o diálogo com o governo, principalmente na questão da reestatização da Eletrobras”, disse.
Eleitos
O presidente do Sinergia CUT Carlos Alves aproveitou para parabenizar as/os cinco dirigentes da Fruse – Federação da qual os Sindicatos do projeto Sinergia CUT são filiados – que foram eleitos e/ou indicados nessa nova gestão da CNU: Tayon Braatz (Secretaria de Políticas LGBTQIA+/Fruse -Sinergia Campinas), Leandro Ferreira (Secretaria de Gás – Fruse/Sinergia Gasista), Tatiane Caetano (Suplente de Diretoria/Fruse/Sinergia Prudente), Rosana Grigoleto (Suplente Conselho Fiscal – Fruse/ Sinergia Campinas) e o indicado para o Conselho Consultivo Marcelo Fiorio ( Fruse/Sinergia Campinas).
Vale ressaltar que para a nova Direção da CNU, também foram eleitos os dirigentes de Sindicatos da Fruse. Confira:
- Secretaria Adjunta de Administração e Finanças: Elianderson Bernardes França – Fruse/Sinergia ES
- Secretaria de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos: Hélio José Anomal Almeida – Fruse/STAECNON
- Secretaria Adjunta de Energia: Emerson Andrada Leite – Fruse/ Sindieletro MG
- Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos: Renan Roncolatto – Fruse/ SINDAE Campinas
- Secretaria de Relações do Trabalho: Eduardo dos Santos Machado – Fruse/STIEEN Niterói RJ
- Conselho Fiscal Titular: Antonina Mateini- Fruse STIEEN/Niterói RJ
“A esses e a todos os demais da direção da CNU, eleitos e indicados para a gestão 2024/2028, muita energia e muitas vitórias nas lutas”, encerrou Carlos Alves.
Confira aqui a Nova Direção da CNU
____________________________________________________________
GALERIA DE FOTOS