Filme discute racismo estrutural nesta sexta-feira (18)
Sessão de cinema e debate ocorrem a partir das 15h, no auditório do Sinergia CUT, em Campinas
Escrito por Débora Piloni 16 de outubro de 2024O Sinergia CUT promove nesta próxima sexta-feira (18), a partir das 15h, um encontro imperdível, no auditório do Sindicato, em Campinas. Será uma sessão de cinema quando será projetado o filme “Tolderias y Quilombos – Um documentário sobre a População Originária e Afrodescendente do Uruguai”. Logo após, está garantido um tempo de conversa e debate sobre os caminhos para um futuro mais justo e igualitário. A mediação será de Camila Ocampo Albarenque e Javier Agustín Martínez, diretora e codiretor do Projeto de Interação Étnico-Racial Laroiê (P.I.E.L.).
O que é o PIEL?
É um Projeto de Interação que busca sensibilizar, capacitar e comprometer-se com a reversão do racismo estrutural de nossas sociedades neocoloniais sul-americanas”, explica a direção.
Em documento, Camila e Martínez explicam que a história nacional oficial do Uruguai, como de todo o continente, foi construída sobre a tentativa de extermínio dos povos originários de “Abya Yala” e dos povos escravizados no comércio transatlântico do continente africano, entre outras situações de desumanização.
Neste nosso século XXI, as instâncias de reflexão social necessárias para curar a barbárie histórica ainda não ocorreram. O racismo, como principal componente desencadeador dos atos ao serviço do mercado continuam impunes.
“Entendemos a importância de fortalecer os laços das comunidades racializadas e estabelecer uma troca de informações entre Uruguai e Brasil para ajudar a reverter um problema que atravessa as duas sociedades. Assim nasceu o P.I.E.L., como uma obra de audiovisual documental de consciência étnico-racial”, afirmam.
Objetivos do projeto
O que se busca com tudo isso é que a construção identitária das pessoas participantes no projeto seja fortalecida numa perspectiva interseccional e que o acesso às comunidades, quilombos, cooperativas, tolderías (comunidades indígenas), seja democratizado como opções reais e ancestrais de organização e convivência.
Em primeira mão a apresentação do projeto P.I.E.L. está ocorrendo em localidades específicas de três regiões do Brasil:
- Estado da Bahia (Salvador) – foi em agosto de 2024
- Estado de Minas Gerais (Serra do Cipó) – aconteceu em setembro de 2024
- Estado de São Paulo (Campinas) – será no Auditório do Sinergia CUT neste dia 18 de Outubro de 2024.
Não perca!
Quando: 18 de outubro, sexta-feira, às 15h, no Sinergia Campinas.
Endereço: Rua Dr Quirino, 1509/1511, Centro, Campinas
Assista ao vídeo
https://www.instagram.com/reel/DBJzDG3PxKo/?igsh=MTYzb2wzdDQ3dGRmOA%3D%3D