Show beneficente

Violinista Emiliano Castro apresenta o show “Violão de Fronteira” neste sábado (9) em Campinas

Apresentação acontece no Instituto Pavão Cultural e renda será revertida para o “Fundo Haja”

Escrito por Nice Bulhões 4 de novembro de 2024
Compartilhe:
Autor da foto:

O violonista Emiliano Castro, ao lado do percussionista Camilo Zorrilla, apresenta o show “Violão de Fronteira” no Instituto Pavão Cultural, em Campinas, no próximo sábado (9), às 20h.  A apresentação é beneficente e apoia o HAJA, uma associação sem fins lucrativos que luta pelo direito à cidade, à memória e à moradia digna. O valor arrecadado no show ajudará na manutenção de uma casa no Centro de Campinas que abriga hoje quatro mães-solo e oito crianças.

Neste show, que fará do encontro entre Brasil, Espanha, América Latina e África o território do violão de 7 cordas de Emiliano Castro, serão entoados sambas de roda, chacareras e bulerías autorais, versões para clássicos da MPB, do choro, do flamenco ou das Áfricas. São músicas nascidas de diferentes paragens, instrumentais ou cantadas e o elo entre elas é o olhar do viajante recompondo belezas.

Isso porque, apesar de brasileiro, a primeira infância do violinista foi em Moçambique (1978 a 80), marcando sua relação afetiva, corporal e intelectual que tem com a música e os povos do mundo. Por volta de 1985, iniciou-se no violão popular, tocou por anos a guitarra elétrica, mas foi pelo violão de concerto (destacando o professor Henrique Pinto) que entrou no vasto universo do choro em que veio a se especializar de 1997 em diante.

Na Espanha, Emiliano Castro estudou flamenco por cinco anos com Manuel Granados (Conservatório do Liceu de Barcelona) e é da Catalunha seu primeiro contato profundo com a música latino-americana. Em Barcelona dinamizou a partir de 2001 um movimento de cultivo ao choro brasileiro que segue ativo e em amadurecimento até hoje. Por isso, Emiliano Castro faz do seu 7 cordas um misto entre o violão brasileiro, o violão latino-americano, a guitarra flamenca e os tambores negros para emoldurar suas composições nascidas de corpo e alma nestas culturas.

Haja

Com a contribuição de arquitetos e engenheiros voluntários, o “Fundo Haja” é uma associação sem fins lucrativos lançada em 2022 em Campinas com o objetivo de comprar imóveis vazios, especialmente de interesse histórico e cultural em áreas centrais, restaurá-los e adaptá-los para locação social, entrega sua primeira casa reformada. O imóvel ocupado por quatro mães solo e seus oito filhos fica na Rua Saldanha Marinho, 909, no Centro.

De acordo com a associação, os imóveis adquiridos pelo Fundo Haja são alugados por um valor acessível, entre 30% e 40% abaixo dos valores de mercado, para famílias de 1 a 3 salários mínimos. Neste valor já estará incluído o custo moradia: ou seja, as contas de água, energia, impostos, internet wi-fi, canais de TV, seguro e manutenção do imóvel.

Interessados obter informações e/ou apoiar o Haja podem mandar e-mail para o conselhoadm@fundohaja.org ou pelo Instagram ou ainda pelo site https://www.fundohaja.org/.

 

Serviço do Violão de Fronteira”

⏰  Sábado, 09 de novembro de 2024, às 20h

📍 Instituto Pavão Cultural, Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Barão Geraldo – Campinas

🎟️ Ingressos antecipados: R$ 50 com pagamento pela chave PIX  (19) 98446-8335. É preciso enviar comprovante para o mesmo número do PIX

🎟️ Ingressos na portaria do Instituto: R$ 60

Compartilhe: