Trabalhadores da Neoenergia Elektro e demais empresas deliberam proposta de PLR 2025 e pauta da PLR 2026
Após sete rodadas de negociação iniciadas em janeiro, chegou-se à proposta final da PLR 2025. Confira os detalhes da proposta e também a Pauta da PLR 2026. Participe da assembleia!
Escrito por Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT 20 de maio de 2025
A partir desta terça-feira (20), o Sinergia Campinas realiza assembleias para deliberação da proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) 2025 e da Pauta Específica de Reivindicações da PLR 2026 da Neoenergia Elektro e demais empresas do ACT. Fique atento à convocação em seu local de trabalho e participe!
ENTENDA A PLR/PAGAMENTOS
O Acordo Coletivo de Trabalho vigente (2023/2027), assinado em 01/11/2023, abrange as 24 empresas do Grupo Neoenergia que estão na base do Sinergia Campinas. A Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) está regulamentada por dois Termos Aditivos específicos ao ACT: um destinado à Elektro Redes S.A. e outro às demais empresas abrangidas pelo acordo.
Ambos os Termos Aditivos asseguram o pagamento da PLR a todos os trabalhadores e trabalhadoras, incluindo os cargos de não liderança e de liderança, estes últimos compreendendo Diretores, Superintendentes, Gerentes, Supervisores, Consultores e Especialistas de todos os níveis, considerados cargos de confiança empresarial.
Vale destacar que, apenas na Elektro Redes S.A., e somente para os trabalhadores que não ocupam cargos de liderança, o pagamento da 1ª parcela da PLR, como antecipação, é realizado no final de julho de cada ano. Já a 2ª parcela é paga até o último dia de março do ano seguinte. Para as demais empresas e para todos os ocupantes de cargos de liderança, o pagamento ocorre em parcela única, também até o último dia de março do ano seguinte.
PLR 2025 – NEGOCIAÇÃO COM A NEOENERGIA ELEKTRO E DEMAIS EMPRESAS DO ACT
Foram necessárias sete rodadas de negociação em busca de uma PLR mais justa para os trabalhadores. O processo teve início em 29 de janeiro, quando, assim como em anos anteriores, a Elektro apresentou metas consideradas praticamente inatingíveis pelos Sindicatos.
Após intensas cobranças, reuniões, debates e muita insistência, sempre com transparência e diálogo com a categoria, no dia 13 de maio chegou-se a uma proposta de PLR 2025 que será levada para a deliberação dos trabalhadores e das trabalhadoras.
A PROPOSTA FINAL
A empresa formalizou a proposta final conforme tabela, com os ajustes das metas e pesos dos Objetivos e também com o fim da avaliação por Área que faz parte do cálculo na parcela variável (Excelente, Muito Bom e Bom):
Ou seja, será mantido neste ano o modelo de PLR adotado desde 2018, com uma mudança importante: a avaliação por Área não será mais considerada no cálculo da Parcela Variável. Assim, trabalhadores que ocupam o mesmo cargo e recebem a mesma remuneração terão valores iguais de PLR.
São 7 Combos com um total de 17 indicadores, cujas metas e pontuações distribuídas se forem atingidas no final do período, de janeiro a dezembro deste ano, atingirá um total 1.000 pontos.
A pontuação final obtida ao término do exercício permitirá a aplicação de, no máximo, 2,25% do Ebitda alcançado. Esse valor será destinado ao pagamento da PLR 2025 para todos os trabalhadores e trabalhadoras da Neoenergia Elektro (“mortais e imortais”).
Do valor total calculado, 50% será destinado à parte fixa e 50% à parte variável, esta última proporcional à remuneração de cada trabalhador(a) e, agora, sem considerar o desempenho da Área de trabalho.
Para os trabalhadores e trabalhadoras da Neoenergia Elektro que não ocupam cargos de liderança, se aprovada a proposta, está garantida a antecipação da 1ª parcela no valor de R$ 1.700,00 mais 27% da remuneração, a ser paga no final de julho de 2025. A 2ª parcela será quitada no final de março de 2026, com o desconto do valor antecipado. Já para os ocupantes de cargos de liderança, o pagamento será feito em parcela única, também até o final de março de 2026.
PLR 2025 demais Empresas: proposta final
Diferente da Neoenergia Elektro, as demais empresas do Grupo Neoenrgia terão outra metodologia de cálculo e aferição.
Metodologia aplicável aos trabalhadores não ocupantes dos cargos de liderança
O valor máximo a ser recebido, para o exercício de 2025 pelos trabalhadores de categoria não líderes é de até 2,5 (duas e meia) remunerações mensais (FC – Fator de cargo), relativo ao mês de dezembro do período base (ou último mês de trabalho, se desligado durante o período), de acordo com o resultado da avaliação individual.
Para fins do presente acordo, a remuneração mensal a ser considerada será entendida unicamente como a soma das seguintes parcelas: salário base, adicional por tempo de serviço e incorporação do acordo judicial, se houver.
O valor a ser pago pelas Empresas será calculado com base nos resultados ponderados dos objetivos coletivos da área de lotação do trabalhador, que foram negociados e aprovados pelo o líder, e que foram alcançados pelo trabalhador durante os respectivos exercícios (Σ – Fator de atingimento de metas). Na impossibilidade de utilização dos resultados ponderados dos objetivos coletivos da área, será considerado o resultado ponderado dos objetivos coletivos da hierarquia funcional imediatamente superior.
Metodologia aplicável aos trabalhadores ocupantes dos cargos de liderança
Para os cargos abrangidos pela presente cláusula que são caracterizados como de confiança empresarial para todos os fins de direito, possuindo cada qual elevado grau de responsabilidade atrelada proporcionalmente ao cumprimento de metas individuais e coletivas, o valor individual total da PLR será calculado observando-se dois fatores: I. Fator de cargo (Fc), que variam de 3 a 7,2 remunerações.
Forma e período de pagamento
Para todos os trabalhadores das demais empresas, ocupantes ou não de cargos de liderança, o pagamento referente ao ano será efetuado até o final do mês de março do ano subsequente ao respectivo exercício de apuração, neste caso 2026, nos termos da cláusula 4ª do Acordo Coletivo de Trabalho.
PARTICIPE DAS ASSEMBLEIAS! DELIBERE A PLR 2025 E A PAUTA DA PLR 2026
Vantagem: a Direção do Sinergia Campinas destaca que o fechamento do acordo específico da PLR 2025, de forma desvinculada da negociação da data-base, representa uma vantagem para a categoria. Isso porque garante a possibilidade de melhora na renda sem que a PLR seja usada estrategicamente como moeda de troca para retirada de conquistas e direitos garantidos no Acordo Coletivo de Trabalho vigente. Além disso, os ajustes nas metas e na distribuição do peso dos objetivos, com destaque para o fim da avaliação por Área do trabalhador na composição da parcela variável, tornam o modelo de PLR, adotado desde 2018, mais justo e equilibrado.
O desafio vem agora no debate da pauta da PLR 2026 que conforme previsto no ACT Acordo Coletivo de Trabalho vigente, deve ser negociada até dezembro deste ano para que as pautas dos trabalhadores sejam amplamente debatidas na busca de uma PLR cada vez melhor.
A Direção do Sinergia CUT avaliou a proposta final da PLR 2025 da Neoenergia Elektro e das demais Empresas sendo que encaminhará pela sua aprovação na base, porque a proposta teve avanços com ajustes nas metas dos indicadores.
Taxa negocial
A aprovação da taxa negocial da PLR 2025 não será deliberada nesta assembleia. Ela será votada juntamente com a proposta final da data-base 2025, já que o percentual de desconto dependerá do resultado da negociação salarial, conforme prevê a Cláusula Quarta do ACT.
E, conforme previsto na cláusula 44 do Acordo Coletivo de Trabalho vigente, os trabalhadores representados pelo Sinergia Campinas e abrangidos pelo Acordo poderão manifestar sua oposição à contribuição negocial que deverá ser feita de forma pessoal e formal, até o dia 10 do mês anterior ao desconto, ou seja, até 10 de fevereiro de 2026, diretamente na sede da Entidade Sindical, em Campinas.
Participe da assembleia!
Delibere a PLR 2025 e a Pauta de Reivindicações da PLR 2026!
Sempre estaremos aqui: Por + direitos + empregos e + renda!
_________________________
Clique aqui para acessar a Pauta da PLR 2026 da Neoenergia Elektro e Demais empresas