VITÓRIA

Trabalhador da Elektro é reintegrado com apoio do Sinergia CUT

Técnico de Segurança e dirigente do Sinergia Campinas compareceram na manhã desta sexta à sede da empresa, com decisão liminar de reintegração pelo TRT-15

Escrito por : Lílian Parise, da Comunicação do Sinergia CUT 13 de setembro de 2024
Compartilhe:
Autor da foto: Reprodução

Um técnico de segurança, trabalhador da Elektro Operação e Manutenção, foi reintegrado na manhã desta sexta-feira (13), quando compareceu à sede da empresa, em Campinas, acompanhado do diretor da Área Jurídica do Sinergia Campinas.

Demitido sem justa causa no último dia 2, o trabalhador recorreu ao Sindicato para entrar com ação judicial trabalhista de reintegração no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A decisão rápida foi concedida pelo juiz Vinicius de Miranda Taveira, na terça-feira (10).

Cipeiro com garantia de emprego

Cipeiro em dois mandatos, o último encerrado em 2023, o técnico de segurança foi injustamente demitido ainda durante o período de estabilidade e pretendia se candidatar novamente à CIPAA (Comissão de Prevenção de Acidades e Assédios) na eleição deste ano.

Não por mera coincidência, foi injustamente demitido três dias antes da abertura das inscrições para a eleição da nova comissão. Todos esses argumentos foram incluídos na ação judicial que acabou levando à decisão liminar que reconheceu o direito do ex-cipeiro.

Na decisão, o juiz deu deferimento à tutela antecipada, determinando a reintegração do trabalhador pela Elektro no prazo de um dia útil “após a ciência da decisão” e decidindo também que a empresa possibilite sua inscrição para a gestão da CIPAA de 2024-2025.

Sempre ao lado da categoria

A sentença ainda prevê multa, se a Elektro não cumprir a decisão: “Em caso de descumprimento por parte da reclamada, aplico-lhe multa de R$ 10.000,00 por dia, limitada a R$ 500.000,00, sem prejuízo de outras penalidades cabíveis, inclusive configuração de ato atentatório à dignidade da justiça”.

Para o diretor do Jurídico, “isso mostra a força e o trabalho coletivo dos sindicatos que estão no projeto Sinergia CUT, que estão sempre ao lado da categoria para acolher, apoiar e dar suporte às denuncias e reclamações com agilidade”.

E completa: “É por isso que, mais uma vez, reforçamos que qualquer trabalhador ou trabalhadora que se sinta injustiçado, ameaçado ou assediado, procure o Sindicato ou o representante sindical e diretor de base. Estamos sempre buscando soluções rápidas para garantir direitos e conquistas da categoria”.

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas

 

Compartilhe: