A CULTURA É NOSSA!

Sinergia CUT repudia politica de desmonte de Tarcísio e presta solidariedade a jornalistas, radialistas e músicos da RTV Cultura e da Orquestra Jazz Sinfônica

Escrito por : Direção do Sinergia CUT 18 de setembro de 2024
Compartilhe:
Autor da foto: Comunicação Sinergia CUT

A direção do Sinergia CUT repudia, mais uma vez, a gestão do atual governador de SP que ignora sindicatos, trabalhadores e trabalhadoras da Rádio e TV Cultura e da Orquestra Jazz Sinfônica, mantidas pela Fundação Padre Anchieta (FPA).

A atitude de Tarcísio de Freitas (Republicanos) repete a mesma política de desmontar para entregar um patrimônio público de 55 anos que faz parte do imaginário, da educação e da história de várias gerações brasileiras.

Mas para o governo ultraliberal isso pouco importa. Faz tempo que a FPA precariza condições de trabalho, atrasa salários, contingencia orçamento e abala a saúde emocional de centenas de jornalistas, radialistas e músicos que lá trabalham para garantir a qualidade da Comunicação Pública.

Acontece que, na semana passada, o cenário ficou ainda pior: além do atraso de pagamentos de salários e benefícios, a FPA decidiu demitir arbitrariamente mais de 116 profissionais – incluindo PJs e celetistas – e suspender oito programas da grade da emissora.

Só que isso intensificou a mobilização da categoria e fez crescer o movimento organizado pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo (SJSP) e Sindicato dos Radialistas de São Paulo há algum tempo. Agora, assembleias semanais acontecem também para exigir a recontratação dos demitidos, nenhuma demissão a mais, a volta dos programas suspensos e a recomposição das perdas nos salários e das condições de trabalho já.

Por fim, o Sinergia CUT presta total e irrestrita solidariedade aos sindicatos, trabalhadores e trabalhadoras da RTV Cultura e da Jazz Sinfônica, patrimônios do povo de São Paulo e do Brasil. E isso só é possível pelo esforço e empenho de profissionais. A Cultura é nossa!

Campinas, 18 de setembro de 2024.

Direção do Sinergia CUT

 

Lutas que transformam vidas!

 

Compartilhe: