Resistência e ousadia!

Sinergia CUT e Sinergia Campinas realizam debates regionais preparatórios para seus 7º e 16º Congressos

Os debates começaram no último dia 5 e vão até outubro nas macrorregiões e nos sindicatos do Projeto Sinergia CUT. Neles serão eleitos os/as delegados/as para os Congressos, que acontecem em novembro deste ano

Escrito por Nice Bulhões 10 de julho de 2025
Compartilhe:
Autor da foto: Reprodução

Debates regionais preparatórios para o 7° Congresso do Sinergia CUT e o 16° Congresso do Sinergia Campinas começaram no último dia 5 pela Macrorregião São José do Rio Preto e pelo Sinergia São José do Rio Preto. Eles se estenderão até outubro próximo, com o objetivo de discutir os cenários nacional e internacional, sindical e do setor energético, bem como eleger os/as delegados/as para os dois congressos, que acontecem concomitantemente de 6 a 8 de novembro, na Colônia de Férias do Sindicato, em Praia Grande (SP).

Com base no texto “Contribuição para os Debates Regionais – Resistência e ousadia para lutar e transformar vidas”, elaborado pela Coordenação do Congresso, os/as dirigentes sindicais e os/as trabalhadores/as da base poderão fazer apontamentos para inclusão nessa tese guia da direção sindical, bem como propostas para avançar na organização de base, na representação de eletricitários/as e gasistas. Essa ação corresponde à forma democrática e participativa com que o Sinergia CUT e o Sinergia Campinas sempre agiram, o que garantiu a unidade dos trabalhadores da base – gasistas e eletricitários, da Capital, Interior e Litoral.

Uma das propostas colocada para o debate é a “ampliação da participação de mulheres, jovens, negros, LGBTQIA+, e dos aposentados/as e pensionistas nos espaços de discussão e de decisão, considerando as grandes e complexas transformações do mundo do trabalho, com a adoção de novas tecnologias e da Inteligência Artificial (IA)”.

Outro ponto é a transição energética, para que seja efetuada uma mudança estrutural do sistema energético global, “passando da dependência de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, para o uso crescente de fontes renováveis de energia, como a solar (…); processo fundamental para combater as mudanças climáticas”.

Calendário

Por isso, fique ligado ao chamamento das Macros do Sinergia Campinas ou de um dos sindicatos do Projeto Sinergia CUT da qual seja associado! Confira abaixo a proposta de calendário dos Debates Regionais por Macrorregião/Sindicato:

Macrorregião São José do Rio Preto e Sinergia São José do Rio Preto – 05/07/2025

Macrorregião Ilha Solteira – 14/07/2025

Macrorregião Campinas – 26/07/2025

Sinergia Gasista – 29/07/2025

Macrorregião Presidente Prudente e Sinergia Prudente – 06/08/2025

Macrorregião Bauru e Sinergia Bauru – 16/08/2025

Macrorregião Ribeirão Preto e Sinergia Araraquara – 04/10/2025

Macrorregião Rio Claro e Sinergia Mococa – 08/10/2025

 Delegados

Após a realização dos debates regionais, onde serão eleitos/as delegados/as, um Texto-Base será referendado pelas Direções do Sinergia CUT e do Sinergia Campinas para ser levado aos congressos.  Cada um dos oito sindicato do Projeto Sinergia CUT, formado pelo Sinergia Campinas, Sinergia Gasista, Sinergia Prudente, Sinergia Sindergel, Sinergia Araraquara, Sinergia Mococa, Sinergia São José do Rio Preto e pelo Sinergia Bauru, irá indicar os seus delegados/as eleitos/as. Já o Sinergia Campinas também fará a eleição de seus delegados/as para o seu Congresso, com base na proporção por macrorregião.

Congressos

Durante a preparação para o 16° Congresso do Sinergia Campinas, a entidade completará seu 91º ano de existência, em 10 de agosto próximo. Já o 7° Congresso do Sinergia CUT coincidirá com o mês de comemoração dos 28 anos de fundação da entidade, em 16 de novembro.  A estimativa é a participação de cerca de 300 pessoas nos dois congressos. Para que as discussões consigam abranger um maior número de trabalhadores e trabalhadoras de suas bases, os sindicatos também farão visitas nos locais de trabalho.

Os objetivos principais dos dois congressos são: 1) a atualização da reflexão sobre os desafios da classe trabalhadora e do setor energético (energia e gás) para o próximo período, buscando envolver a base na intervenção na realidade; 2) a busca para promover alterações estatutárias que contribuam para a melhoria da organização sindical; e 3) a definição de novas estratégias para o avanço do projeto Sinergia CUT. Por isso, os congressos terão caráter deliberativo, visando alterações organizativas e estatutárias.

Sempre estaremos aqui: por + direitos, + empregos e + renda!

 

Compartilhe: