Sinergia CUT demonstra insatisfação com a proposta da Sul Sudeste de redução da PLR 2024
Reunião entre empresa e Sindicato aconteceu nesta sexta (11)
Escrito por Débora Piloni 11 de abril de 2025
Na manhã desta sexta-feira (11), a reunião entre o Sinergia CUT e a Energisa Sul Sudeste trouxe frustração aos trabalhadores, após a empresa apresentar uma proposta de redução nos valores da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2024.
A medida, classificada pelo Sindicato como mais um reflexo da má gestão da empresa, foi criticada pela entidade. Para os dirigentes sindicais, a decisão representa uma total falta de valorização do esforço e da dedicação dos trabalhadores e das trabalhadoras que, mesmo diante de desafios, têm se empenhado para alcançar as metas e contribuir com os resultados da Energisa SS.
Segundo o Sinergia CUT, a justificativa apresentada pela empresa para a redução não se sustenta frente à realidade operacional e financeira do grupo. “Essa decisão desconsidera a contribuição direta dos trabalhadores para o desempenho da companhia. É uma tentativa clara de cortar custos às custas de quem sustenta a operação no dia a dia”, apontam os dirigentes.
A PLR é, tradicionalmente, um complemento importante na renda dos trabalhadores e tem impacto direto em sua qualidade de vida. A redução dos valores da PLR é uma forma de reduzir os custos da empresa, mas não é uma solução justa ou sustentável.
Confira a apresentação final dos Indicadores da PLR 2024: