Capacitação

Sinergia Campinas promove “Curso de Previdência Básica e Previdência Complementar”

O treinamento começou nesta sexta (10) e segue até manhã (11), na sede da entidade sindical

Escrito por Nice Bulhões 10 de outubro de 2025
Compartilhe:
Autor da foto: Sinergia CUT

A Diretoria de Assuntos dos Aposentados e Fundações de Seguridade do Sinergia Campinas realizou, nesta sexta-feira (10), a primeira aula do “Curso de Previdência Básica e Previdência Complementar”, que prossegue até amanhã (11), no auditório 10 de Maio, na sede da entidade sindical. Ministrado e orientado pelo especialista em Previdência Social pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Luciano Fazio, o objetivo do treinamento é fornecer uma base sólida de conhecimento teórico e prático em gestão previdenciária para dirigentes e representantes sindicais.

Segundo Fazio, matemático pela ‘Universitá degli Studi’ de Milão/Itália, a ideia é que os sindicalistas presentes possam entender a relação entre os diversos órgãos do sistema previdenciário, incluindo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs), especialmente a Vivest (antiga FunCesp), fundo de pensão do qual os trabalhadores na indústria de energia elétrica de Campinas fazem parte.

Além disso, Fazio explicou que outros assuntos específicos estão sendo tratados, como a reforma previdenciária, o novo cenário da longevidade e as características da previdência complementar. O matemático também é autor de dois livros pelas Edições Loyola: “O que é previdência social” e “O que é previdência do servidor público”.

Para o diretor de Assuntos dos Aposentados e Fundações de Seguridade do Sinergia Campinas, Jurandyr Lorena Pimentel, os dirigentes da entidade sindical precisam ter conhecimento sobre a evolução histórica da previdência complementar, sua estrutura e funcionamento, tipos de plano de benefícios, cenários e tendências, entre outros assuntos relevantes. “Todos precisam saber sobre as diretrizes e regras para aplicação de recursos, como funcionam os aportes e a rentabilidade, conceitos-chave, equilíbrio atuarial e os riscos legais e jurídicos que podem levar à judicialização.”

Previdência

No Brasil existem o Regime Geral de Previdência Social (RGPS/INSS) que assegura os trabalhadores da iniciativa privada; os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) da União, dos Estados e dos Municípios que asseguram os servidores públicos; e o Regime de Previdência Complementar (RPC) que se refere aos fundos de pensão que complementam os valores estabelecidos pelos tetos dos dois outros regimes, e são oferecidos por intermédio de Entidades Abertas e Fechadas de Previdência.

 

Compartilhe: