Sinergia Campinas esclarece sobre descontos indevidos da taxa negocial da ISA Energia
Empresa desconsiderou lista enviada pelo Sindicato e errou ao fazer descontos, causando transtornos a trabalhadores e trabalhadoras. Sindicato fará devolução a quem de direito
Escrito por Direção do Sinergia Campinas 16 de maio de 2025
A direção do Sinergia Campinas vem a público esclarecer trabalhadores e trabalhadoras da ISA Energia (Cteep) sobre os descontos indevidos processados pela empresas.
Vale lembrar que a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e da taxa negocial foram aprovadas em assembleias realizadas no mês de novembro de 2024.
Após a assinatura do ACT, em dezembro, o Sindicato abriu o prazo para envio da carta de oposição à taxa negocial a toda a categoria: 14 a 23 de janeiro de 2025.
Em março, quando a empresa fez o lançamento dos descontos na folha de pagamento, cometeu um erro e lançou o desconto para trabalhadores sócios e não sócios que apresentaram oposição dentro do prazo e dos parâmetros estabelecidos.
Diante de reclamações recebidas, o Sinergia Campinas enviou correspondência para a empresa que, no mesmo dia, respondeu informando que suspenderia o desconto naquele mês, já que não teria tempo hábil para correção da folha de pagamento e faria então o desconto correto na folha de abril.
Ocorre que, no mês de abril, novamente a ISA Energia errou ao processar os descontos, não considerando a lista enviada pelo Sindicato e novamente causando transtornos aos trabalhadores e trabalhadoras.
O Sinergia Campinas está recebendo solicitações de devolução e, em caso de desconto indevido, fará a devolução do valor para cada trabalhador impactado.
Se você é sócio ou enviou carta de oposição dentro do prazo e dos parâmetros estabelecidos e, ainda assim, teve o desconto, entre em contato com o dirigente sindical local ou com sua macrorregião.
Campinas, maio de 2025.
Direção do Sinergia Campinas