ACT INÉDITO

Primeiro ACT com empresa de biometano é assinado

Sinergia Campinas e Sinergia Gasista asssinam Acordo Coletivo de Trabalho com a Cri Geo Biogás nesta terça(8)

Escrito por : Lílian Parise, da Comunicação do Sinergia CUT 8 de outubro de 2024
Compartilhe:
Autor da foto: Bira Dantas

O Sinergia Campinas e o Sinergia Gasista assinaram nesta terça-feira (8) o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho com uma empresa de produção de gás biometano. O ACT inédito foi negociado com a Cri Geo Biogás, empresa que está implantando uma planta de biodigestão de resíduos industriais diversos em Elias Fausto (SP), com dois biodigestores verticais de 6.000 m³ cada e capacidade elétrica instalada de 1,43 MW, além de 12.720 Nm³/d de biometano.

O que é o biometano

Os representantes da empresa explicam que “o biometano é considerado o combustível da transição energética, capaz de reduzir em até 95% as emissões de gases causadores do efeito estufa. O biogás é um gás composto majoritariamente por metano (CH₄) e gás carbônico (CO₂), com traços de hidrogênio (H₂), amônia (NH3) e gás sulfídrico (H₂S) gerados pela decomposição biológica de matéria orgânica na ausência de oxigênio”.

“O biometano reúne as características que o tornam intercambiável com o gás natural e adequado para a substituição de diesel e GLP, podendo reduzir em até 97% a emissão de particulados quando utilizado para substituir o diesel em veículos pesados”, continuam.

A Cri Geo Biogás publica ainda que é uma empresa que resulta da parceria da Crivellaro Ambiental e da Geo Bio Gas&Carbon e pretende também alimentar com biometano os motogeradores para produção de energia elétrica, que pode ser disponibilizada para geração distribuída, mercado livre ou leilões. As operações preliminares de produção de gás ocorrem ainda este ano e devem estar em plena atividade a partir de janeiro de 2025.

ACT por dois anos

O novo ACT tem data-base em 1º maio, com vigência de dois anos e garante piso salarial de R$ 1.936,76, refeição no local, cartão alimentação de R$ 273,73, entre outras conquistas.

 

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas

 

Compartilhe: