Previdência Complementar Fechada em foco. Sinergia CUT presente!
Conselheiros Deliberativos e Fiscais do Sinergia CUT e Entidades do Pacto participam de palestra na Vivest sobre Governança na Previdência Complementar Fechada com Ricardo Pena, da Previc
Escrito por Débora Piloni 21 de agosto de 2024
Na última segunda-feira, dia 19, Conselheiros Deliberativos e Fiscais do Sinergia CUT e dirigentes das entidades do Pacto estiveram reunidos na Vivest para uma Palestra com diretor-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) Ricardo Pena. A pauta era a Governança nas Entidades de Previdência Complementar Fechada.
Os conselheiros do Sinergia CUT presentes ao evento foram: José Laurindo Alvim, Claudecir da Silva, Geraldo Braga, Valdivino Ferreira dos Anjos, Vicente Andreu Guillo, Gentil Teixeira de Freitas, Sidney Mendes, Vanderlei Aparecido Martins Macedo, Luiz Santos e Jurandyr Lorena Pimentel.
Em sua apresentação Ricardo Pena ressaltou a importância do debate e discussão dentro dos órgãos de governança para o aprimoramento e a criação de valor e a importância disso para o crescimento da entidade. Ressaltou também que o grau de governança se reflete na valorização da entidade e em sua atuação, bem como em sua nota de governança.
Outros pontos enfatizados por ele foi que a Previc não vê com bons olhos o voto de minerva e/ou de qualidade, uma vez que isso acaba gerando conflito e desconfiança nas entidades. Além disso, o superintendente vê como necessário que os trabalhadores e as trabalhadoras que atuam nesses espaços de Governança devam ser renumerados/as.
No momento oportuno para intervenções, os conselheiros do Sinergia CUT presentes no evento ressaltaram que “para se obter uma condição igualitária de governança no Conselho Deliberativo e Fiscal, a Fundação Cesp – Vivest tem de ser transparente com as informações aos Conselheiros, Comitentes e Participantes e que isso se reflete em uma gestão que não seja personificada e sim que interaja com os órgãos de governança”.
Documento entregue à Previc
Vale ressaltar que, o Coletivo de Previdência do Sinergia CUT, tão logo soube da realização deste evento na Vivest, se reuniu e elaborou um documento sobre a Governança na Fundação Cesp – Vivest e outros temas em que relatou as divergências com relação à Governança com a Gestão do Presidente da Vivest e o Presidente do Conselho Deliberativo.
Os pontos abordados neste documento são:
•Regimento Interno – Comitês Gestores;
•Regimento Interno – Certificação dos Comitês Gestores;
• Disponibilização de Informações para Participantes e Assistidos;
•Independência dos Órgãos Estatutários;
•Previc e a Defesa dos Participantes e Assistidos;
•Assembleia Geral.
Leia o documento completo clicando aqui.
Este documento foi entregue às mãos de Ricardo Pena. “Aguardamos a posição da Previc aos nossos questionamentos e informações e, assim, caminhamos e agimos de maneira transparente com os trabalhadores e as trabalhadoras que têm esse importante benefício de previdência e contam com nossa atuação”, afirmam os conselheiros do Sinergia CUT.