A luta vai continuar

PREVIC autoriza a transferência de gerenciamento do PSAP Elektro para a Néos Previdência

O Sinergia Campinas, juntamente com os representantes dos trabalhadores ativos e aposentados no Comitê Gestor, no Conselho Deliberativo e no Conselho Fiscal da Vivest, tomarão as medidas administrativas e judiciais cabíveis. Porque entendem que não há garantias de que os direitos e obrigações do PSAP Elektro serão preservados

Escrito por Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT 5 de dezembro de 2024
Compartilhe:
Autor da foto: Bira Dantas

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) autorizou, na última terça-feira (03), a transferência de gerenciamento do Plano de Suplementação de Aposentadorias e Pensão PSAP/Elektro da Fundação Cesp (atual Vivest) para a Néos Previdência Complementar. A Portaria 1006 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Vale lembrar que, há exatamente um ano, em 29 de novembro de 2023, a empresa, em conluio com a gestão da Vivest, usando de inverdades e manobras (leia o Boletim do Sinergia CUT 1720), conseguiu levar o assunto para deliberação por maioria simples no Conselho Deliberativo que, apesar do voto contrário dos nove representantes dos ativos e assistidos, acabou por aprovada por voto de qualidade do Presidente do Conselho. A documentação foi encaminhada para a análise da Previc em 02 de janeiro deste ano de 2024.

Apesar das denúncias apresentadas pelos representantes eleitos e apoiados pelo Sinergia CUT no Conselho Deliberativo da Vivest, com o abaixo-assinado contendo mais de 1000 assinaturas dos participantes dos trabalhadores(as), aposentados(as) e pensionistas dos Planos de Aposentadoria e Pensão administrados pela Vivest (ex-Fundação Cesp) e de diversos pedidos de acesso ao processo administrativo na Previc, que também não foram atendidos, este órgão não acatou tais reclamações e solicitações, outorgando a transferência do PSAP Elektro para a Néos.

Nossa luta

O Sinergia Campinas continuará a luta contra a transferência do PSAP Elektro para a Néos por entender que não há garantias de que os direitos e obrigações do PSAP Elektro serão preservados. “Tudo o que temos no PSAP foi conquistado desde antes da privatização da empresa em Acordo Coletivo de Trabalho e contido nos contratos de confissão de dívidas e no próprio Edital de privatização”, ratificam os dirigentes sindicais.

Os representantes dos trabalhadores ativos e aposentados no Comitê Gestor, no Conselho Deliberativo e no Conselho Fiscal da Vivest, em conjunto com o Sinergia Campinas, e as assessorias técnicas e jurídicas, adotarão as medidas administrativas e judiciais necessária para a preservação dos direitos e interesses dos participantes do PSAP Elektro.

Por melhores condições de trabalho e renda. Nossa luta transforma vidas!

 

Compartilhe: