18 a 35 anos

Prêmio Robin Wood abre portas para novos talentos nos quadrinhos latino-americanos

As inscrições vão até 15 de setembro e premia jovens de 18 a 35 anos e três mestres de quadrinhos por suas carreiras. Chargista do Sinergia CUT Bira Dantas integra o júri internacional

Escrito por Débora Piloni 5 de setembro de 2025
Compartilhe:
Autor da foto: Reprodução

Faltam apenas 10 dias para o encerramento das inscrições do Concurso Fundação Itaú para Jovens Talentos – Prêmio Robin Wood, uma das premiações mais importantes da cena de quadrinhos na América Latina.

O concurso, patrocinado pelo Itaú do Paraguai, busca obras inéditas de autores e autoras entre 18 e 35 anos, com HQs de 4 páginas, em cores ou preto e branco. Os textos podem ser escritos em espanhol, guarani ou português. As inscrições vão até 15 de setembro e os trabalhos devem ser enviados para premiorobinwood@gmail.com  .

Uma homenagem a Robin Wood

O prêmio leva o nome do escritor e cartunista Robin Wood (1944–2021), paraguaio que deixou um legado enorme para a cultura dos quadrinhos. Autor de clássicos como Nippur de Lagash, Dennis Martin, Dago, Savarese e Gilgamesh el inmortal, Wood também se destacou em produções de humor, como Pepe Sánchez e Mi novia y yo. Sua carreira atravessou fronteiras, consolidando-se primeiro na Argentina e depois na Europa, sempre com histórias que marcaram gerações de leitores.

Organização e premiação

Esta é a segunda edição do Prêmio Robin Wood. Em 2024, a organização ficou por conta de Vidal González, presidente da Associação Cómic Paraguay, roteirista e produtor editorial e cinematográfico. Este ano, está a cargo de Roberto Goiriz, figura da cena paraguaia, com experiência internacional — trabalhou com quadrinhos no Brasil nos anos 1980 — e que hoje mantém um estúdio de quadrinhos e publicidade, além de lecionar Artes Gráficas na PUC de Assunção.

A premiação tem se consolidado como um verdadeiro motor cultural na região. Em 2024, além da revelação de jovens talentos, também foram homenageados nomes de peso como Cacho Mandrafina e Nicodemus (Nico) Espinosa por suas trajetórias. Neste ano, três mestres dos Quadrinhos também serão reconhecidos e premiados por suas carreiras.

Participação internacional e júri especializado

Chargista Bira Dantas – Foto: Reprodução Facebook

O prêmio reúne mestres e criadores de países como Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil, formando um júri criterioso de cerca de 12 pessoas. Neste ano, entre os jurados está o cartunista brasileiro Bira Dantas, chargista do Sinergia CUT, que indicou três artistas nacionais de destaque como mestres: Flávio Luiz (Bahia), Pedro Mauro (São Paulo) e Ana Luísa Koehler (Rio Grande do Sul).

Segundo Bira, todos os trabalhos passam por uma análise minuciosa: “O grupo coloca todas as obras na balança. As decisões são fruto de longas conversas entre os jurados”, destaca.

📅 Inscrições até 15 de setembro

📧 Contato: premiorobinwood@gmail.com

🔗 Bases: facebook.com/premiorobinwood

 

___________________________________

Reprodução

 

Compartilhe: