Isa Energia ficou de avaliar contraproposta de PLR 2025 dos sindicatos negociadores
Além disso, a empresa garantiu que irá apreciar os pedidos das entidades sindicais de negociar toda a PLR antes ou separada da data-base e também de abrir a negociação da data-base na próxima semana
Escrito por Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT 11 de junho de 2025
Na 4ª rodada de negociação com a transmissora de energia paulista Isa Energia, ex-Isa Cteep, realizada nesta segunda-feira (9), de forma híbrida, os sindicatos do projeto Sinergia CUT (Sinergia Campinas, Sinergia Mococa, Sinergia Bauru, Sinergia Araraquara, Sinergia Sindergel e Sinergia Prudente) e as demais entidades sindicais negociadoras apresentaram uma contraproposta de PLR 2025. A empresa, no início, tentou invalidar a contraproposta e, para piorar, insistiu na necessidade de assinatura de um documento de Acordo apenas com os indicadores e metas propostos por ela. Diante do repúdio dos sindicatos, ficou de avaliar a contraproposta e outros dois pedidos dos negociadores.
A contraproposta unificada
1 – Manutenção das metas;
Com relação à parcela variável (PV), precisamos de uma margem de segurança em 10% no índice. Reduzir o peso de 15% para 10%, distribuir 2,5% para o plano de manutenção, distribuir 2,5% no avanço físico de projetos.
2- Incluir índice de superação de metas na mesma proporção do potencial das perdas.
3- Incluir expurgo do tempo de deslocamento para reenergização de equipamentos desligados por perturbação.
4- Incluir recomposição da parcela fixa da PLR 2025 com o mesmo índice do resultado acumulado da RAP (Receita Anual Permitida) e RBSE (Rede Básica Serviço Existente) de 2015 a 2024.
5- Garantir recebimento mínimo individual de valor a título de PLR de 1,5 salário base + adicionais fixos.
6- Garantir a negociação da PLR 2026, metas, indicadores e valores até abril de 2026.
7- Revisão do modelo, metas, indicadores e valores da PLR 2026 a partir das assinaturas do ACT 2025/2026.
8- Agendar reunião para apresentação da metodologia e metas 20/40 imediatamente após assinatura do ACT 2025/2026.
9- Reativar o grupo de discussão e acompanhamento da PLR a partir da PLR 2025.
10- Criar grupo de avaliação e expurgo de perturbações com impactos elétricos e financeiros na rede elétrica da ISA ENERGIA.
Como foi a 4ª rodada
Depois de os sindicatos apresentarem a contraproposta unificada, a Isa Energia solicitou esclarecimentos e ratificou que a sua proposta com os objetivos e metas teve o envolvimento dos gestores, da sua Diretoria e também foi aprovada no Conselho de Administração da companhia. Por isso, segundo ela, teria muitas dificuldades em alterar os itens propostos.
Os sindicatos repudiaram os argumentos da empresa. Para as entidades sindicais, trata-se de uma negociação e não de uma imposição unilateral, conforme previsto no Acordo Coletivo vigente e na legislação da própria PLR.
Para piorar ainda mais, na sua tréplica, a Isa Energia insistiu na necessidade da assinatura de um documento de Acordo apenas dos indicadores e metas propostos por ela. E garantia a antecipação no valor de R$ 6.000,00 no dia 30/08/25, se a proposta fosse assinada até a próxima sexta-feira (13), o que foi considerado “um absurdo!” pelos negociadores.
Novamente, os sindicatos manifestaram que não assinariam um termo que valida somente objetivos, metas e antecipação sem o aval da sua base territorial. Para ajudar na evolução da negociação e sem prejuízo na data-base, propuseram que seja negociada com prioridade a proposta completa de PLR 2025, com objetivos, metas, antecipação e valor global. Também foi sugerido que a empresa faça a abertura de negociação da campanha salarial e que, se forem necessárias, que sejam realizadas reuniões no mesmo dia com os assuntos em separado.
Diante das propostas, a Isa Energia irá avaliar:
- a contraproposta de PLR 2025 dos sindicatos;
- a possibilidade de negociar toda a PLR antes, ou separada da data-base;
- a abertura de negociação da data-base na próxima semana.
Sempre estaremos aqui: por +direitos, +empregos e + renda!