Eletricitários aposentados celebram data discutindo o futuro
Atividades comemorativas foram desenvolvidas nas macros de Rio Claro, Campinas e Bauru e ainda serão realizadas nas macros de Presidente Prudente e São José do Rio Preto
Escrito por 24 de janeiro de 2024Para marcar o Dia Nacional do Aposentado e da Aposentada, celebrado nesta quarta-feira (24), o Coletivo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sinergia CUT está realizando atividades nas macrorregiões. Já ocorreram atividades nas macros de Rio Claro, Campinas e Bauru. A Macro Presidente Prudente fará um café da manhã nesta quinta-feira (25) e a Macro São José do Rio Preto, na próxima sexta (26).
Em todas as confraternizações, um bate-papo com os aposentados acontece antes para tratar das eleições do Sinergia CUT, do Sinergia Campinas e do Sinergia Gasista, que serão realizadas nos dias 19 e 20 de fevereiro deste ano. Também são discutidos assuntos referentes ao 3º Campeonato Esportivo, às lutas em defesa dos planos previdenciários, aos desafios do presente e às estratégias de organização das ações futuras para a garantia de direitos.
Rio Claro
A Macro de Rio Claro foi a primeira a realizar um encontro com seus aposentados, em 15 de janeiro. Confira abaixo as fotos.
Campinas
O vice-presidente e a secretária-geral do Sinergia Campinas, Esteliano Pereira Gomes Neto e Cibele Granito Santana, respectivamente, o coordenador da Macro Campinas, Tayon Fernando Moura Braatz Santos Rodrigues, e o coordenador do Coletivo dos Aposentados da Macro Campinas, Adão Luiz Carlos, recepcionaram cerca de 20 associados para a atividade de comemoração antecipada ao Dia Nacional do Aposentado e da Aposentada, na tarde do último dia 19.
Na oportunidade, os dirigentes ressaltaram a importância dos aposentados na vida do Sindicato, já que abriram os caminhos para todas as conquistas históricas sindicais e que até hoje não se aposentaram da luta. Outro assunto foi as eleições do Sinergia CUT e do Sinergia Campinas, que acontecem de nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2024 através de coleta de votos em urnas fixas e itinerantes.
Esteliano, que também é presidente da Federação Regional dos Urbanitários do Sudeste (Fruse) e da Direção Executiva da Nacional da CUT, falou da importância de todos os sindicatos do Projeto Sinergia CUT terem uma pasta específica para aposentados. O Sinergia Campinas já conta com a Diretoria de Assuntos dos Aposentados e Fundações de Seguridade e o Sinergia CUT passa a ter a partir da próxima gestão. Já a CUT criou, no final do ano passado, a Secretaria Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. Confira as fotos.
Bauru
Na Macro Bauru, a comemoração antecipada do Dia do Aposentado e Aposentada aconteceu no último dia 19. Os associados foram recebidos pelo coordenador dos Aposentados, Nilson Polinário. Também estiveram presentes o coordenador da Macro de Bauru e presidente do Sinergia Bauru, Geraldo Braga, e o coordenador da Subsede da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Bauru, Flávio Coutinho.
Também compareceram os dirigentes do Sinergia Bauru: Jesus Francisco Garcia e Francisco Wagner Monteiro. Os participantes também puderam tirar dúvidas com o superintendente da Agência do INSS de Bauru, Wilson Maceri Junior, que recebeu uma lembrança dos anfitriões. A secretária da Macro, Nádia Barnes, realizou um sorteio de três brindes aos aposentados presentes. Os ganhadores foram Adilson Vanucci Faria, José Colombo e Rui Guimarães de Carvalho. Depois, foi servido um coffee break aos presentes. Confira as fotos.
Presidente Prudente
A Macro de Presidente Prudente realiza sua atividade em alusão ao Dia Nacional dos Aposentados e das Aposentadas nesta quinta-feira (25), às 10h. A confraternização será feita no CREA, que fica na Travessa Itaubas, quadra 34, em Presidente Prudente.
São José do Rio Preto
A Macro São José do Rio Preto realiza uma reunião comemorativa à data na próxima sexta (26), às 9h, no salão de festas da maçonaria, que fica na Praça Primeiro de Maio, 183, em Promissão. Entre os assuntos a serem tratados estão o plano de saúde da Vivest, a migração e retirada de patrocínio de planos, o ACT da CTEEP e as eleições sindicais.
Previdência Centenária
Neste dia 24 de janeiro, a Previdência Social brasileira completa 101 anos. Atualmente, existem no Brasil 23.034.648 aposentados. Desse total, 11.238.991 são homens e 11.795.657 são mulheres, segundo dados de dezembro passado extraídos do Sistema Único de Informações de Benefício (Suibe). Quase 70% dos municípios brasileiros dependem dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Leia mais sobre a previdência clicando aqui.
Criação do dia
A lei que criou o Dia Nacional dos Aposentados é de 1981. Foi instituída pelo Congresso Nacional por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio. Esta data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Este Instituto, em 1990, uniu-se ao Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) para formar o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
O INAMPS, que funcionava junto ao INPS, foi extinto e seu serviço passou a ser coberto pelo SUS. Conheça o trâmite desta lei clicando aqui. Até então, a Previdência Social atendia apenas os funcionários do governo federal. No Brasil, um dos atos que concedeu o direito à aposentadoria é de 23 de março de 1888, beneficiando apenas os empregados dos Correios.