CS 2025: Trabalhadores da Tijoá deliberam proposta final de ACT nesta terça (9)
Depois de duas rodadas e com insistência do Sindicato em melhorar a proposta, empresa enviou carta para confirmar a reposição pela inflação com o IPCA em todas as cláusulas econômicas e a vigência do ACT por um ano
Escrito por Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT 5 de setembro de 2025
Dirigentes do Sinergia Campinas realizam assembleia decisiva com os trabalhadores da Tijoá nesta próxima terça-feira (9), às 7h30. Em discussão está a proposta final de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026, que se resume a: ◙ Reajuste dos salários e de todos os benefícios pela inflação do IPCA de 5,32%; ◙ Manutenção de todas as cláusulas vigentes no ACT; e ◙ Vigência do ACT por um ano, até 31/05/2026. Na ocasião também será deliberada a cobrança da taxa negocial.
Desde a primeira rodada de negociação, ocorrida em 30 de julho deste ao, os representantes da Tijoá Participações e Investimentos S.A foram contundentes em afirmar que a empresa estava limitada a possíveis avanços nesta data-base por conta da mudança no controle acionário para a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras). Vale lembrar que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou essa transferência por meio do Despacho 228, de 29 de janeiro de 2025, publicado no Diário Oficial da União, em 3 de fevereiro passado.
A Eletrobras já detinha 49,9% da Tijoá e, com a aquisição de mais 50,1% pertencentes à Triunfo Participações, agora detém o controle total da empresa. A operação faz parte da estratégia da Eletrobras de expandir sua atuação no setor hidrelétrico. O prazo para implementação da operação é de até 120 dias desde a aprovação e a concessionária deverá enviar à Agência os documentos comprobatórios da formalização da atividade, o que permitirá a assinatura dos termos aditivos aos contratos de concessão. A Tijoá Participações e Investimentos S.A. é detentora da concessão para a exploração da UHE Três Irmãos.
Luta do Sindicato
Mesmo diante da posição da Tijoá, o Sinergia Campinas buscou melhorar a proposta. A prova disso é que recusou a proposta da primeira rodada, afirmando que ela não atendia a pauta de reivindicação da categoria. Na ocasião, debateu, os 27 itens da Pauta dos Trabalhadores entregue à empresa. Além da reivindicação do aumento real para os salários e benefícios, a entidade sindical solicitou um aumento diferenciado nos benefícios de alimentação, com a inflação da alimentação geral de 7,33% e fora do domicílio de 7,7%, e também a realização de reuniões de forma presencial.
Apesar de, por várias vezes, ratificarem apenas a reposição pela inflação com o IPCA em todas as cláusulas econômicas e a vigência do ACT por um ano, os representantes da Tijoá ficaram de levar as reinvindicações dos sindicalistas à Direção patronal.
Segunda e última rodada
No último dia 27, na segunda rodada de negociação, os representantes da Tijoá afirmaram que não obtiveram aprovação da diretoria para melhorias na proposta. O Sindicato voltou a insistir na necessidade de um maior reconhecimento aos trabalhadores, principalmente pelo bom desempenho nas manutenções de geradores, antecipando prazos e garantindo vantagens econômicas para a empresa. Novamente, solicitou um incremento no ACT e a continuidade das negociações. A empresa se comprometeu a dar um retorno ao Sindicato, o que ocorreu por carta, no dia seguinte (28/08). No retorno, não deu abertura para avanços. Confira o teor da carta abaixo:
Ref.: Reunião de Negociação do ACT 2025 Tijoá
Prezados Senhores,
Fazemos referência à reunião realizada em 27 de agosto de 2025, que contou com a presença de V.Sas. e das representantes da Tijoá, Sras. Renata Moretzsohn e Aline Coelho, para nova rodada de negociação do Acordo Coletivo do Trabalho (“ACT”) da Tijoá Participações e Investimentos S.A. (“Tijoá” ou “Companhia”).
A Companhia reiterou os termos da Carta Tijoá 045/2025, da qual consta sua posição para celebração do ACT 2025/2026: manutenção integral de todas as condições pactuadas no ACT firmado em 08 de novembro de 2023, com a correção, pela variação do índice IPCA medido no período de 01 de junho de 2024 a 31 de maio de 2025, de todas as cláusulas financeiras do ACT, pelo período de 1 (um) ano, nos termos da minuta anexa.
Entendemos que a presente proposta garante a preservação dos direitos atualmente concedidos e assegura a continuidade das relações de trabalho de forma estável e segura para ambas as partes.
Atenciosamente,
TIJOÁ PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS S.A
Participe da assembleia!
O Sindicato convoca todos os trabalhadores de sua base para deliberar sobre a proposta. Trabalhador, participe da assembleia deliberativa! A decisão é sua.
Sempre estaremos aqui. Por + direitos, + empregos, + renda










