Campanha salarial

CS 2025: segunda rodada da Isa Energia tem proposta rejeitada

Fique ligado! A terceira rodada está agendada para o próximo dia 15, às 10h, de forma virtual

Escrito por Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT 13 de agosto de 2025
Compartilhe:
Autor da foto: Bira Dantas

Dirigentes dos sindicatos ligados ao projeto Sinergia CUT (Sinergia Campinas, Sinergia Mococa, Sinergia Bauru, Sinergia Araraquara, Sinergia Sindergel e Sinergia Prudente), além de outras entidades sindicais, participaram, nesta terça-feira (12), da segunda rodada de negociações da Campanha Salarial 2025 com representantes da Isa Energia (ex-Cteep). A reunião foi híbrida, sendo a on-line realizada pelo Microsoft Teams. A proposta foi rejeitada e nova rodada foi marcada para o próximo dia 15.

Após um atraso de 40 minutos da parte patronal, os representantes da Isa Energia apresentaram a seguinte proposta:

Proposta rejeitada

Os sindicatos rejeitaram a proposta apresentada pela Isa Energia porque sequer contempla a reposição da inflação do período quanto menos aumento real. As entidades reforçaram suas pautas específicas. O Sinergia CUT destacou a rejeição ao teto limitador que fixa o percentual de reajuste apenas até a remuneração base de R$ 16.350,00, defendendo que o reajuste seja igual em percentual para todos os trabalhadores. Também reiterou o interesse em discutir as cláusulas sociais, conforme sua pauta de reivindicações.

Durante sua explanação sobre a política de Recursos Humanos, a Isa Energia afirmou possuir um plano de carreira sólido, que valoriza os trabalhadores — inclusive os mais experientes, reconhecendo sua contribuição ao negócio. Após provocação dos sindicatos, a empresa concordou em apresentar esse plano detalhadamente em reunião específica.

No debate sobre o modelo de trabalho, a empresa afirmou adotar o regime híbrido de home office, com alternância entre dias presenciais e remotos durante a semana, informando que não pratica o home office integral. O Sinergia CUT reforçou a reivindicação presente na pauta sobre o tema, destacando a seguinte cláusula proposta abaixo:

TRABALHO EM HOME OFFICE

A empresa garantirá a todos o(a)s empregado(a)s em regime de home office os mesmos salários e benefícios dos trabalhadores que permanecem em regime presencial, além dos direitos e garantias previstos neste Acordo Coletivo. Parágrafo Primeiro: A empresa fornecerá todos os equipamentos e insumos (computadores, acessórios e sistemas disponíveis) necessários para o trabalho em regime home office, sendo a empresa responsável pela entrega dos mesmos na residência ou em local indicado pelo empregado;

Parágrafo Segundo: A empresa reembolsará todas as despesas decorrentes do exercício do trabalho no regime de home office, incluindo utilização de redes de internet, energia elétrica, entre outros necessários para o desempenho da atividade;

Parágrafo Terceiro: A empresa instituirá programa de saúde física e mental, a fim de melhorar a qualidade de vida do(a) empregado(a) em home office;

Parágrafo Quarto: A empresa será responsável pela saúde e segurança do empregado(a) em home office, proporcionando condições de trabalho que respeitem as normas técnicas para a atividade, especialmente no que concerne a ergonomia no desempenho das atividades;

Parágrafo Quinto: O Empregado(a) deverá cumprir sua jornada normal de trabalho contratada durante o período que durar o trabalho em home office, inclusive cumprindo intervalos inter e intrajornada previstos. No caso de ocorrência de horas extras as mesmas serão remuneradas nos termos pactuados nos Acordos Coletivos ou na falta de previsão, conforme legislação vigente.

Isonomia de Gênero e Diversidade

Sobre a isonomia remuneratória de gênero, a Isa Energia afirmou adotar uma política inclusiva e sem discriminação, com igualdade de oportunidades para todos os gêneros. A empresa também mencionou ações voltadas à diversidade, incluindo raça e LGBTQIA+, buscando prevenir qualquer tipo de discriminação.

O Sinergia CUT reiterou a importância da pauta específica sobre gênero e solicitou uma reunião ampliada com outros dirigentes sindicais para conhecer em detalhe a política interna da empresa sobre diversidade. A empresa ficou de avaliar e dar um retorno.

Carta Compromisso e PIA

O Sinergia CUT também cobrou o cumprimento da Carta Compromisso, assinada em 10 de outubro de 2023, referente à ampliação da elegibilidade no Plano de Incentivo à Aposentadoria (PIA) para trabalhadores já aposentados pelo INSS ou elegíveis segundo a legislação vigente.

Após ouvir todas as manifestações das entidades sindicais, a empresa informou que, diante da rejeição da proposta, levará o tema para debate interno com sua Direção, comprometendo-se a apresentar uma nova posição na próxima rodada de negociação.

Confira o vídeo sobre a segunda rodada

Abertura das negociações

A Isa Energia abriu as negociações da Campanha Salarial 2025 para definição do calendário de negociações pelas partes no último dia 8, de forma virtual. Na ocasião, foi debatido o atraso no início das negociações, com destaque para o tempo disponibilizado no fechamento e aprovação da PLR 2025 separada da data-base, diferente dos anos anteriores.

A empresa não apresentou proposta e questionou se as reuniões seriam conjuntas com todos os Sindicatos, se haveria a possibilidade de unificação das pautas apresentadas, destacando sem nominar que alguns não apresentaram pauta de reivindicação. Os Sindicatos afirmaram que a empresa deveria apresentar a sua proposta na rodada do dia 12 de agosto, o que aconteceu. Todos enfatizaram que as reuniões serão conjuntas.

O Sinergia CUT, na ocasião, destacou a preocupação com o pagamento dos aposentados 4819 que estão recebendo parte do retroativo referente à data-base do ano passado somente no final deste mês e, da necessidade das partes se esforçarem para corrigir esta situação e garantir celeridade no pagamento, logo após o encerramento da negociação. A entidade se disponibilizou inclusive a participar de reuniões com a empresa e com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo neste sentido.

Confira o vídeo sobre a abertura das negociações

Fique ligado! A terceira rodada está agendada para o próximo dia 15, às 10h, de forma virtual.

Sempre estaremos aqui: por + direitos, + empregos e + renda!

 

Compartilhe: