CS 2025: Rejeitada proposta “indecente” das CTGs Paraná e Paranapanema
Segunda rodada de negociação aconteceu nesta segunda (2) e representantes patronais ficaram de levar os pleitos dos sindicatos à Direção das empresas
Escrito por Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT 3 de junho de 2025
As CTGs Paraná e Paranapanema apresentaram uma proposta considerada “indecente” pelos negociadores para a correção dos salários e benefícios durante a segunda rodada de negociação entre as empresas, o Sinergia Campinas e os demais sindicatos, realizada nesta segunda-feira (2), de forma virtual. A proposta patronal consistiu em oferecer apenas 80% do IPCA e foi rejeitada pelos sindicatos.
O mais absurdo, na avaliação dos negociadores, foram as empresas reiterarem como justificativa um erro na previsão do orçamento da inflação deste ano para oferecer apenas os 80% do IPCA. A proposta em percentual do IPCA foi colocada porque os índices de inflação referentes à data-base junho, de 01/06/24 a 31/05/25, ainda não foram fechados, segundo as CTGs.
Os sindicatos repudiaram essa justificativa. Para as entidades sindicais, não existe lógica nessa explicação “até porque essa previsão orçamentária foi realizada antes do final do ano passado, lembrando que a inflação é medida mensalmente através de vários indicadores”. Por isso, avaliaram: “Somente no final de maio é que as empresas acordaram para a realidade e não revisaram esta previsão? É uma falta de respeito com a categoria que produz o lucro para a Estatal Chinesa. Essa proposta sequer repõe as perdas nos últimos 12 meses e não negocia um aumento real nos salários e benefícios.”
O Sinergia Campinas pôs na mesa as pautas de reivindicação dos trabalhadores e trabalhadoras, para que pudessem ser efetivamente negociadas. Ela conta com 24 cláusulas para cada uma das empresas, com a reposição da inflação pelo melhor índice e aumento real nos salários e em todos os benefícios, além da discussão de outros itens não econômicos.
Os representantes das CTGs Paraná e Paranapanema afirmaram que levarão novamente os pleitos para a sua Diretoria e, caso haja um avanço em relação à proposta apresentada nesta segunda-feira (2), confirmarão a próxima reunião virtual para o dia 11 de junho.
Sempre estaremos aqui: por +direitos, +empregos e + renda!