Coletivo de Mulheres do Sinergia CUT fortalece a luta contra a violência
Agosto é tempo de resistência e união pelo fim da violência contra as mulheres. A hora de agir é agora . Não deixe chegar ao fim da linha!
Escrito por Débora Piloni 11 de agosto de 2025
Agosto é um mês dedicado à luta pelo fim da violência contra as mulheres, reunindo ações e mobilizações de conscientização em todo o país. Em 2025, a campanha nacional traz o lema “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, destacando a importância da Lei Maria da Penha que completou 19 anos no último dia 07 de agosto, sendo um marco na proteção e garantia de direitos das mulheres.
O Coletivo de Mulheres do Sinergia CUT se soma a essa luta, promovendo ações de conscientização e combate a todas as formas de agressão. “Juntas e mais fortes podemos transformar essa realidade e acabar com a violência que tira vidas todos os dias”, afirma Rosana Gazzolla, coordenadora do Coletivo de Mulheres do Sinergia CUT.
Além da campanha promovida pelo Governo Federal e pelo Ministério das Mulheres, este ano acontecem conferências municipais, estaduais, livres e a Conferência Nacional das Mulheres, prevista para o final de setembro. É essencial que cada conferência aponte políticas públicas efetivas para o combate à violência contra as mulheres, seja no trabalho ou na vida.
O Coletivo de Mulheres do Sinergia CUT atua de forma ativa nessas mobilizações e marcará presença nas conferências estadual e nacional, levando conscientização e reforçando a luta pelo fim da violência contra as mulheres. “Também estamos programando atividades diversas como aulas de defesa pessoal entre outras. Por nossas vidas, por nossos direitos.”, defende Rosana.
Canais de atendimento e denúncia:
☎️🆘 180 : é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de violência contra a mulher no Brasil. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, o serviço realiza acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários para garantir a proteção das vítimas.
📞Central de Atendimento às Mulheres: (61) 96100-180 – Atendimento de qualquer lugar do Brasil ou via WhatsApp.
🚨 Em casos de emergência, também pode acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.










