Bira Dantas, chargista do Sinergia CUT, recebe Prêmio de Excelência em exposição internacional na Romênia
Reconhecimento internacional destaca o talento do chargista, homenageado entre nomes de 20 países concorrentes na mostra "O Melhor Artista de Retratos"
Escrito por Débora Piloni 4 de junho de 2025
O cartunista e ilustrador Bira Dantas, conhecido por sua longa história como chargista do Sinergia CUT desde 1988, foi um dos artistas premiados na exposição internacional “O Melhor Artista de Retratos”, realizada neste último mês de maio na Filial de Prahova da União de Jornalistas Profissionais da Romênia.
Bira recebeu o Prêmio de Excelência (ex aequo) ao lado de outros cinco artistas de destaque internacional: Feng Huo (China), Acacio Junior (Brasil), Hasan Said (Egito), Thein Tun Oo (Mianmar) e Michal Graczyk (Polônia). A exposição reuniu ao todo 34 artistas de 20 países e destacou a diversidade de estilos e abordagens na arte do retrato contemporâneo.
O Brasil esteve representado por três nomes: Acacio Junior, Claudia Carezzato e Bira Dantas. A qualidade artística de Bira e sua excelência crítica e inspiracional são reconhecidas mundialmente também por sua relevância social e histórica.
Para a exposição, Bira retratou a poeta romena Elena Farago (1878–1954), conhecida por sua sensibilidade lírica, militância social e produção voltada ao público infantil.
Sobre sua participação, o artista declarou:
“Foi com grande alegria que recebi a notícia desta premiação e de uma exposição individual de aquarelas de minha mulher, Claudia Carezzato, na Romênia. Ela tem se dedicado à pintura de retratos desde antes da pandemia e sua dedicação e produção são excepcionais, foi selecionada no Salão de Humor de Caratinga, na Exposição do Barão de Itararé e na Romênia.
Esta é minha segunda premiação na Romênia, em janeiro fui premiado na outra exibição do Muzeul Umorului Caragiale com a caricatura do escritor espanhol Garcia Lorca, também noticiada pelo Sinergia. Este Museu de Humor foi criado pelo cartunista romeno Nicolae Ionita que, há décadas, tem convidado cartunistas do mundo inteiro para retratarem personalidades das Letras e Artes de seu país. O museu leva o nome de Ion Luca Caragiale, dramaturgo e contista do século XIX e fica situado na cidade de Ploiesti, na região histórica de Wallachia, a 50 kms da capital Bucareste. Nicolae, que publicou mais de 10 mil cartuns em jornais europeus, também é fundador do Clube de Cartunistas Romenos. Eu me encanto com estes movimentos de preservação da memória cultural dos povos. Seja lá, seja aqui com os Tupi-guarani, Jê, Caribe, Aruaque e povos quilombolas preservando suas línguas, culturas e história. Preservar o meio-ambiente, as reservas, a gente brasileira com toda sua diversidade.”
Você pode saber mais sobre a premiação “O Melhor Artista de Retratos” na página da Exposição no Facebook.