Biblioteca na Romênia expõe as aquarelas retratistas de Claudia Carezzato
A abertura da exposição “Caragiale em casa” acontece no próximo dia 16 e reúne 46 retratos de escritores e poetas mundiais em aquarela na cidade romena Ploiesti
Escrito por Nice Bulhões 3 de setembro de 2025
Após uma vida inteira dedicada como médica, Claudia Carezzato, resolveu aprender técnicas de pintura entre 2017 e 2018. Mal sabia ela que, aos 67 anos, toda sua dedicação à arte a levaria a expor pelo país junto com outros artistas e agora em Ploiesti, na Romênia, em uma exposição só sua. O convite de um dos organizadores, com o pedido de que retratasse escritores e poetas de várias épocas e países, deixou-a surpresa. O desafio foi aceito e Claudia fará a abertura de sua exposição “Caragiale em Casa”, no próximo dia 16, às 11h.
– Esse organizador me perguntou se eu tinha interesse de fazer retratos de escritores da Romênia para uma exposição pessoal minha. Eu aceite e pedi que ele me mandasse os retratos dos escritores que queria que eu fizesse a pintura em aquarela. Ele enviou 46 escritores importantes, de várias épocas e alguns dos dias atuais. Fiz tudo e mandei para ele.
A exposição será realizada na Biblioteca Judeteana “Ion Luca Caragiale” Prahova. E o nome da exposição já mostra a intenção dos organizadores – União de Jornalistas Profissionais da Romênia, Conselho do Condado de Prahova, Prefeitura Municipal de Ploiesti, Biblioteca de Prahova e Casa de Cultura Ploie Casati – de enaltecer a cultura romena. Caragiale foi um dramaturgo e prosador romeno de grande poder satírico. O curador da exposição Nicolae Ionita é cartunista e tem organizado, há décadas, concursos de caricaturas e retratos, como forma de preservar a memória cultural de seu país.
Do gostar ao aprender a aquarela
Sem ser capaz de desenhar uma pedra – conta Cláudia -, sempre foi apaixonada pelas pinturas em aquarela, em especial as do artista plástico chileno Gonzalo Cárcamo, que mora no Brasil. Foi quando resolveu fazer uma imersão nesse mundo de cores diluídas em água ao participar de uma oficina feita por Cárcamo. “Eu disse a ele que não sabia desenhar nada; que não era capaz de nada, mas que gostava muito de aquarela. Então, ele me disse que não precisa desenhar para fazer aquarela. Nesta oficina, aprendi coisas básicas, como trabalhar com luz e sombra e a fazer degradê, por exemplos.” Foi a partir daí que passou a levar a aprendizagem a sério, comprando materiais de primeira qualidade para desenvolver a sua própria técnica.
Sua segunda oficina foi com o ilustrador e artista plástico Leonardo Dolfini. Foi nela que se descobriu fazendo retratos em aquarela. “Desde então quando vejo uma foto legal, eu sento e faço a pintura.” Cláudia chegou a expor junto com outros artistas na Romênia, com os retratos em aquarela de quatro escritoras. Tem participado de exposições no Salão de Humor de Caratinga, Piracicaba e na Galeria do Rock de São Paulo. 
Bate-papo
Após a abertura da exposição na Biblioteca, um debate será realizado para tratar sobre “Liberdade de Expressão na Imprensa Brasileira”, com cartunista Bira Dantas, a artista plástica Thais Araújo e a aquarelista Claudia Carezzato. A moderação do debate será feita pelo jornalista Claudius Dociu.
Aquarelas de Claudia
Confira as pinturas da aquarelista Claudia em seu Instragram e abaixo seguem duas de suas obras.

Toma Cargiu – ator romeno

Paul Constantinescu – compositor romeno










