Índice da Condição do Trabalho

ICT-DIEESE continua em elevação, porém em ritmo menor

O aumento do rendimento médio e a queda da taxa de desocupação têm sido os indicadores mais influentes na melhora do mercado de trabalho captada pelo Índice

Escrito por Dieese 29 de setembro de 2025
Compartilhe:
Autor da foto: Reprodução/Site Dieese

O Índice da Condição do Trabalho (ICT-DIEESE) ficou em 0,70 no segundo trimestre de 2025, o que significa 0,07 ponto acima do observado no mesmo período de 2024. Esse aumento é menor do que o registrado no trimestre anterior, com elevação de 0,09 na comparação interanual.

Houve melhora nas três dimensões: Inserção Ocupacional (de 0,47 para 0,50), Desocupação (de 0,78 para 0,84) e Rendimento (de 0,65 para 0,76).

No trimestre, o aumento do assalariamento com carteira assinada e do rendimento médio, além da redução da desocupação, foram as principais influências para a melhora do mercado de trabalho e do ICT-DIEESE.

ICT

O ICT-DIEESE é um indicador criado pelo DIEESE que busca sintetizar a situação do trabalho no país. Foi desenvolvido a partir da base de dados da PnadC/IBGE.

O ICT-DIEESE varia entre O e 1 e é resultado da composição de três dimensões: ICT-lnserção Ocupacional (formalização do vínculo de trabalho, contribuição para a previdência, tempo de permanência no trabalho); ICT-Desocupação (desocupação e desalento, procura por trabalho há mais de cinco meses, desocupação e desalento dos responsáveis pelo domicílio) e ICT-Rendimento (rendimento por hora trabalhada; concentração dos rendimentos do trabalho).

Quanto à interpretação e análise, o indicador não define a condição ideal do trabalho, apenas indica que quanto mais próximo o valor do índice estiver de 1, melhor a situação geral do mercado de trabalho e, quanto mais próximo de zero, pior.

Leia o estudo completo clicando aqui.

 

Compartilhe: