Dirigentes sindicais participam de Formação de Formadoras e Formadores Continuado
Temas como negociação coletiva e concepção da metodologia da Política Nacional de Formação da CUT fazem parte do encontro
Escrito por Laiza Lopes - CUT São Paulo 19 de agosto de 2024Como parte do Plano Nacional de Formação da CUT, dirigentes sindicais estão reunidos para o curso FFC (Formação de Formadoras e Formadores Continuado). Em São Paulo, o primeiro módulo presencial é realizado de 16 a 18 de agosto, na Colônia de Férias Sinergia, na Praia Grande.
Durante os 3 dias de formação, 25 participantes farão uma imersão em temas como: o papel do sindicato na negociação coletiva, eixos do 14º CONCUT e metodologia da PNF (Política Nacional de Formação) da CUT a partir da educação popular na perspectiva freiriana.
“Nossa concepção e prática CUTista perpassa pela construção e troca de experiências, sobretudo a solidariedade. Nós nos organizamos a partir das nossas bases, proporcionando a possibilidade do debate, propostas e ações das nossas lutas”, afirma Telma Victor, secretária de Formação da CUT-SP.
O FFC é um curso de longa duração, de três anos, com aulas online e presencial. A formação é realizada nas sete Escolas Sindicais da CUT e atinge aproximadamente 200 pessoas. Participam destes grupos, jovens, mulheres, negros e negras, pessoas com deficiências e LGBTQIA+.
O curso é ministrado pela Secretaria Nacional de Formação da CUT, Escola Sindical São Paulo CUT junto com a Secretaria de Formação da CUT-SP. O Solidarity Center é parceiro.