Estudos e pesquisas

Dieese: Balanço das greves do primeiro semestre de 2025

Neste estudo, o Dieese traz um panorama das greves ocorridas no Brasil no primeiro semestre de 2025, com a identificação de suas principais características

Escrito por Dieese 15 de janeiro de 2026
Compartilhe:
Autor da foto: Reprodução/Site Dieese

Levantamento e análise do Sistema de Acompanhamento de Greves do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostram que o número de greves do primeiro semestre de 2025 aumentou 16% em relação ao mesmo período de 2024, passando de 462 para 536. As greves no setor privado foram mais frequentes do que as do funcionalismo público. Questões relacionadas à defesa de condições de trabalho, saúde e segurança e/ou contra o descumprimento de direitos estabelecidos em acordo, convenção coletiva ou legislação estavam nas pautas de 82% das greves.

Neste estudo, o Dieese traz um panorama das greves ocorridas no Brasil no primeiro semestre de 2025, com a identificação de suas principais características. Os dados analisados foram extraídos do Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG-DIEESE), que reúne informações sobre as mobilizações realizadas pelos trabalhadores brasileiros desde 1978 e conta, atualmente, com mais de 40 mil registros. As informações do SAG-DIEESE são obtidas por meio de notícias veiculadas em jornais impressos e eletrônicos da grande mídia e da imprensa sindical.

Confira o levantamento na  íntegra clicando aqui.

 

Compartilhe: