Natal sem juros: Centrais sindicais convocam ato pela redução da Selic
Em São Paulo, manifestação será na terça-feira, 9 de dezembro, às 10h, em frente ao Banco Central, na Avenida Paulista
Escrito por : CUT São Paulo 3 de dezembro de 2025
As centrais sindicais – entre elas, a CUT – voltam às ruas na próxima terça-feira, 9 de dezembro, para exigir que o Banco Central (BC) reduza imediatamente a taxa básica de juros. O ato está marcado para as 10h, em frente à sede do BC na Avenida Paulista, nº 1804.
A mobilização denuncia que a política monetária aplicada nos últimos anos pelo BC, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), tem mantido a Selic em patamares historicamente altos, mesmo com sinais de desaceleração econômica e impacto direto sobre o consumo, o emprego e o desenvolvimento nacional. No contexto das festas de fim de ano, as centrais ressaltam que os juros elevadíssimos impedem que trabalhadores e trabalhadoras usufruam plenamente de sua renda — enquanto o sistema financeiro segue batendo recordes. Também questionam se o atual presidente do BC, Gabriel Galípolo, atuará de fato em defesa do país ou seguirá representando prioritariamente os interesses dos banqueiros.
Atualmente, a Selic está em 15% ao ano, o que coloca o Brasil no topo do ranking mundial de juros reais (taxa de juros descontada a inflação). Como a Selic serve de referência para todo o sistema bancário, sua manutenção em dois dígitos encarece o crédito, restringe investimentos produtivos e pesa diretamente no bolso da classe trabalhadora, que enfrenta dificuldades maiores para acessar financiamentos, renegociar dívidas ou planejar o orçamento familiar.
Com o mote “Natal sem juros”, o ato busca pressionar o Banco Central a rever urgentemente sua política e adotar uma taxa de juros que esteja comprometida com o desenvolvimento, a geração de empregos e a vida digna do povo brasileiro.










