Trabalhadores e trabalhadoras da Auren Operações deliberam sobre a troca de indexador no plano previdenciário
Assembleias serão realizadas com eletricitários e eletricitárias ativos/as e assistidos/as até o próximo dia 25. Fique atento/a!
Escrito por Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT 13 de novembro de 2025
O Sinergia CUT realiza assembleias deliberativas até o próximo dia 25 – antes da reunião do Conselho Deliberativo da Vivest, a ser realizada no dia 26 de novembro – sobre a proposta de troca de indexador do Benefício Suplementar Proporcional Saldado (BSPS) e do Plano de Suplementação de Aposentadorias e Pensão (PSAP) Auren. O processo de negociação foi concluído este mês e a proposta já foi aprovada por unanimidade pelo Comitê Gestor.
Com o processo de negociação, o indicador passará de IGP-DI para IPCA. Mas, caso o atual indexador (IGP-D) venha apresentar um valor maior do que o IPCA no período, terá um “plus” a favor dos participantes. Com a troca do indexador, a empresa fará a imunização do plano, ou seja, fará a precificação dos atuais títulos, aproveitando a atual taxa de juros (Selic). Esse movimento, na avaliação do Sindicato, trará uma redução nas contribuições da patrocinadora e dos participantes ativos e assistidos. No entanto, em caso de retirada de patrocínio, a Reserva Matemática Individual (RMI) dos participantes sofrerá uma redução.
Na avaliação do Sindicato, a grande conquista dos trabalhadores nesse processo de negociação foi a Auren Operações assumir por dois anos o pagamento de todas as contribuições extraordinárias, que hoje consomem boa parte dos salários dos participantes ativos e assistidos, podendo as contribuições, ao final desse período, serem eliminadas ou ficarem bem menores por conta da imunização do plano.
Por que a empresa negociou?
Entre todas as empresas patrocinadoras na Vivest, somente a Auren Operações teve de negociar com o Sinergia CUT. Confira abaixo o porquê:
- Cláusula 55ª do Acordo Coletivo de Trabalho: “A empresa deverá necessariamente negociar com o sindicato qualquer outro modelo e/ou alteração de plano de previdência e saúde diferente do atualmente praticado”.
- A representação dos trabalhadores ativos e assistidos no Comitê Gestor de Previdência foi eleita com apoio do Sinergia CUT, e cumpre rigorosamente os princípios que norteiam nosso projeto.
Proposta a ser deliberada
PROPOSTA PARA ACORDO DE TROCA DE INDEXADOR E IMUNIZAÇÃO DO PLANO DE PREVIDÊNCIA DA AUREN OPERAÇÕES
Em reunião realizada entre a Auren Operações e o Sinergia CUT (Sinergia Campinas, Sinergia Bauru e Sinergia Mococa), em 06 de novembro de 2025, às 15h, via Teams, ao final foi consensuada entre as partes a proposta conforme descrita abaixo, sendo certo que o item 3 da proposta será encaminhado às instâncias de governança da Vivest para os devidos encaminhamentos.
As partes se comprometem a assinar um termo de compromisso formalizando a proposta na íntegra, tão logo a entidade sindical realize as assembleias definidas no item 2.
- Fortalecimento da Governança
A empresa se compromete a custear as despesas com a formação dos membros dos comitês, nos cursos necessários e indicados pela Vivest para certificação, bem como os custos de viagem e hospedagem.
A empresa concorda com a liberação dos comitentes para a realização de encontros ou reuniões com participantes e assistidos, para discussão de temas pertinentes ao Plano de Previdência, desde que solicitado à empresa com antecedência mínima de 72 horas e que tal liberação não comprometa as atividades desenvolvidas pelo empregado.
- Aprovação por Assembleia
É prerrogativa do Sindicato, caso julgue necessário, encaminhar as alterações propostas para deliberação em assembleia de trabalhadores ativos e aposentados, reforçando que essa medida não se sobrepõe à governança estabelecida no Plano, no que tange ao Comitê Gestor e ao Conselho Deliberativo da Vivest.
- Pagamento de Déficits
O pagamento, pela patrocinadora, pelo período de 24 (vinte e quatro) meses, das contribuições extraordinárias devidas pelos participantes e assistidos dos subplanos BD e CV do Plano de Suplementação de Aposentadoria e Pensão – PSAP/Auren, CNPB nº 1979.0030-92, será efetuado a partir da aprovação do processo de alteração regulamentar, pela Previc, nos termos do parecer atuarial relativo ao encerramento do exercício de 2025.
- Outras Reivindicações do Sindicato
Em relação aos demais pleitos apresentados pelo Sindicato, conforme descritos abaixo, a companhia se compromete a avaliá-los, ficando claro que tal compromisso não implicará em qualquer direito adquirido por parte do Sindicato, participantes ou assistidos.
4.1 – Melhorias e alterações para um mesmo Plano CD único:
Em relação aos planos CD CESP e CD Auren/AES, a companhia avaliará a viabilidade de serem equalizados, de modo que os trabalhadores das empresas tenham benefícios equivalentes.
Nesse intuito, será criado um grupo de estudos com participantes da empresa, do Sindicato e dos comitês. As partes se comprometem a se reunir, em data a ser definida, para estabelecer o número e a indicação dos participantes, bem como o cronograma de trabalho.
4.2 – Contribuições BSPS:
Fim da contribuição dos participantes no BSPS (Benefício Suplementar Proporcional Saldado) nos percentuais de 1,45%, 3,5% e 7,5%.
4.3 – Participação da Patrocinadora no Déficit:
Aumentar a participação da empresa no déficit do BD (Benefício Definido) dos atuais 70% para 80%.
4.4 – Regra para Distribuição de Superávit:
Caso a troca do indexador gere superávit no BSPS, a distribuição deve ser de 70% para os participantes e 30% para a patrocinadora.
4.5 – Garantia em Caso de Atos Passíveis de Processo de Licenciamento pelo Órgão Fiscalizador (Previc):
Na hipótese de atos que resultem em processo de licenciamento pelo órgão fiscalizador, a reserva matemática, a governança e demais institutos de proteção aos participantes devem se manter conforme as condições vigentes na data deste acordo.
Proposta passará pelo CD da Vivest
Com a conclusão do processo de negociação com o Sindicato, dando cumprimento à cláusula 55ª do ACT, a proposta foi encaminhada para o Comitê Gestor que a aprovou por unanimidade em reunião realizada em 7 de novembro. Agora, a proposta segue para o Conselho Deliberativo da Vivest e, posteriormente será encaminhada à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Somente após aprovação da Superintendência será iniciado os pagamentos das contribuições extraordinárias pela Auren Operações, com previsão para março de 2026.
Posição da Direção do Sinergia CUT
Conforme sugestão ao Comitê Gestor, que aprovou a proposta por unanimidade, o Sindicato fará assembleias com os trabalhadores ativos e assistidos, para deliberação da mesma, com indicativo de aprovação. As assembleias deverão ocorrer antes da reunião do Conselho Deliberativo da Vivest, que será realizada no dia 26/11. As assembleias com os assistidos deverão ocorrer em Mococa, Bauru e Fernandópolis, locais onde existe uma concentração maior de aposentados.










