7° Congresso do Sinergia CUT e 16° Congresso do Sinergia Campinas começam nesta quinta (6) em Praia Grande (SP)
Com o slogan “Em Sinergia com o futuro, lutando e transformando vidas”, os congressos acontecem até sábado (8). Confira toda a cobertura nas redes sociais do Sindicato
Escrito por Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT 6 de novembro de 2025
Cerca de 300 participantes são esperados para o 7° Congresso do Sinergia CUT e para o 16° Congresso do Sinergia Campinas que acontecem concomitantemente a partir das 14h30 desta quinta-feira (6), na Colônia de Férias da entidade, em Praia Grande (SP). Os principais objetivos dos congressos, que acontecem até sábado (8), são a atualização da reflexão sobre os desafios da classe trabalhadora e do setor energético (energia e gás); a promoção de alterações estatutárias que contribuam para a melhoria da organização sindical; e a definição de novas estratégias para o avanço do projeto Sinergia CUT.
Por isso, os dois congressos têm caráter deliberativo, visando alterações organizativas e estatutárias. Essas mudanças serão promovidas pelos delegados e delegadas eleitos durante os debates regionais, realizados de julho a outubro deste ano. Cada um dos oito sindicatos do Projeto Sinergia CUT — Sinergia Campinas, Sinergia Gasista, Sinergia Prudente, Sinergia Sindergel, Sinergia Araraquara, Sinergia Mococa, Sinergia São José do Rio Preto e Sinergia Bauru — indicaram os seus delegados/as eleitos/as. Já o Sinergia Campinas também realizou a eleição de seus delegados/as para o seu Congresso, com base na proporção por macrorregião.
O 7º Congresso marca os 28 anos de fundação do Sinergia CUT, projeto que unificou a luta de eletricitários e gasistas do estado de São Paulo em uma assembleia histórica realizada em 16 de novembro de 1997, com a aprovação de mais de mil trabalhadores energéticos paulistas. O 16º Congresso do Sinergia Campinas, que completou 91º anos de existência em 10 de agosto deste ano, fará o debate conjunto sobre cenários e desafios futuros para a categoria e para toda classe trabalhadora, bem como realiza as suas mudanças estatutárias.
Acompanhe em nossas redes sociais
A cobertura dos dois congressos será feita pelo Instagram e Facebook do Sinergia CUT. Com base no texto “Contribuição para os Debates Regionais – Resistência e ousadia para lutar e transformar vidas”, elaborado pela Coordenação do Congresso, dirigentes sindicais e trabalhadores/as da base também fizeram apontamentos nessa tese guia da direção sindical durante os debates regionais, bem como propostas para avançar na organização de base, na representação de eletricitários/as e gasistas.
Essa ação corresponde à forma democrática e participativa com que o Sinergia CUT e o Sinergia Campinas sempre agiram, o que garantiu a unidade dos trabalhadores da base – gasistas e eletricitários, da Capital, Interior e Litoral. Por isso, no sábado, último dia dos congressos, acontecem a apreciação de propostas ao Texto Base, do Plano de Lutas e das moções.
Programação
6 de outubro
14h30 | Mesa 1 – O futuro do trabalho – cadeias globais de valor e a IA
Expositores: Adriana Marcolino (diretora técnica Dieese) e Atahualpa Blanchet (pesquisador IEA/USP)
Coordenação: João Gustavo e Rosana Grigoleto
_____________________________________________________________
7 de outubro
9h | Mesa 2 – Regimento Interno
Coordenação: Cibele Granito e Rafael Magalhães
10h | Mesa 3 – A conjuntura e o movimento sindical – a transição ecológica, o futuro do trabalho e o setor energético – um projeto necessário e urgente
Expositores: Juvândia Moreira (vice-presidenta da CUT Brasil), José Sérgio Gabrieli (prof. aposentado da UFBA), Fabíola Antezano (vice-presidenta de Energia da CNU) e Rafael Freire (secretário geral da CSA – Confederação Sindical das Américas)
12h30 | Almoço
14h | Mesa 4 – O Projeto SINERGIA CUT – novas estratégias para um novo momento
Roda de conversa: Artur Henrique (ex-presidente da CUT e do Sinergia Campinas) e presidentes dos sindicatos do Projeto Sinergia CUT
Mediação: Carlos Fábio e Darlene Testa
15h30 | Mesa 5 – Organização das Mulheres Urbanitárias e energéticas – avanços e desafios
Expositoras: Cecy Marimon (presidenta da FESUL) e Nadilene de Sales (secretária de Combate ao Racismo da CNU e secretária adjunta de Combate ao Racismo da CUT)
Coordenação: Rosana Gazzola
17h | GTs de Trabalho
Debate do Texto Base e proposições para Estratégia do Sinergia CUT
Coordenação: Cibele Granito e Mario Netto
____________________________________________________________________
8 de outubro
9h | Mesa 6 – O futuro do trabalho – a defesa da democracia, da soberania, dos direitos e o combate às desigualdades
Expositores: Tainá de Paula (vereadora do RJ), Pedro Tourinho (presidente da Fundacentro) e Renato Freitas (dep. estadual do PR)
Coordenação: Tayon Braatz e Tatiane Caetano
11h30 | Mesa 7 – Direitos dos/as trabalhadores/as e as políticas do governo Lula
Expositores: Luiz Marinho (ex-presidente da CUT e Ministro do Trabalho e Emprego)
Coordenação: Carlos Alberto Alves (presidente do Sinergia CUT), Rogério Rosa (presidente do Sinergia Araraquara), Geraldo Braga (presidente do Sinergia Bauru), Claudinei Ceccato (presidente do Sinergia Campinas), Gilson Gonçalves (presidente do Sinergia Gasista), Elias Perrotti (presidente do Sinergia Sindergel), Osvaldo Pasotto (presidente do Sinergia Mococa), Elvira Zanoni (presidenta do Sinergia Prudente) e João Gustavo Sedano (presidente do Sinergia SJRio Preto)
13h | Almoço
14h30 | Mesa 8 – Plenária Final
Deliberações: Apreciação de propostas ao Texto Base, Plano de Lutas e Moções
Coordenação: Marcelo Fiório e Magali Marques
16h30 | Encerramento
Sempre estaremos aqui: por + direitos, + empregos e + renda!
________________________________________________________________
Acesse mais informações pelo QR Code do Instagram Sinergia CUT

Acesse mais informações pelo QR Code do Facebook do Sinergia CUT











