Nota de falecimento: morre Edson Wilson, o “Edinho”, do Sinergia ES
Militante histórico do movimento sindical, Edinho deixa um legado de compromisso e transformação
Escrito por Direção do Sinergia CUT 14 de julho de 2025
Com profundo pesar, o Sinergia CUT recebeu a notícia do falecimento do companheiro Edson Wilson, o Edinho, ocorrido neste domingo, 13 de julho de 2025, aos 55 anos.
Edinho foi um dos grandes quadros do movimento sindical brasileiro, tendo atuado com destacada liderança no Sinergia Espírito Santo, onde foi presidente e, atualmente, exercia o cargo de Secretário de Formação. Comprometido com a formação crítica, a luta da classe trabalhadora e a defesa de um setor elétrico público e inclusivo, foi também um dos principais articuladores da Fruse (Federação Interestadual dos Urbanitários do Sudeste) e da criação da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU).
Sua trajetória foi marcada pela coerência, firmeza de princípios e militância na construção de um Brasil mais justo, solidário e democrático. Além de sindicalista, Edinho era dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo, tendo exercido mandatos e disputado eleições sempre com dignidade e espírito público. O velório e última homenagem aconteceram no Cemitério Municipal de São José do Calçado no domingo (13).
O Sinergia CUT se solidariza com seus familiares, amigos e companheiros de luta, desejando força e serenidade neste momento de dor.
Edinho, presente!
Direção do Sinergia CUT










